Mundo

Lorde britânico é acusado de racismo por comentário sobre premiê irlandês

Kilclooney afirmou no Twitter que o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, de pai indiano, tem uma atitude "tipicamente indiana"

Leo Varadkar: comentário sobre primeiro-ministro irlandês, que tem pai indiano, foi visto como racista (Clodagh Kilcoyne/Reuters)

Leo Varadkar: comentário sobre primeiro-ministro irlandês, que tem pai indiano, foi visto como racista (Clodagh Kilcoyne/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de maio de 2018 às 12h55.

O lorde britânico Kilclooney foi acusado de racismo por afirmar no Twitter que o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, de pai indiano, tem uma atitude "tipicamente indiana".

Lord Kilclooney, um ex-político unionista, fez o comentário após uma matéria sobre as críticas do Partido Unionista Democrata (DUP) à postura de Varadkar, que, na segunda-feira, visitou a Irlanda do Norte sem a presença de qualquer representante oficial norte-irlandês.

Com frequência, os unionistas norte-irlandeses acusam o governo da Irlanda de arrogância nas negociações do Brexit.

O comentário de Kilclooney foi rejeitado, porém, pelos políticos unionistas, como Mike Nesbitt, ex-líder do Partido Unionistas do Ulster (UUP), que classificou o tuíte de "racista".

"Não fala em meu nome", afirmou um outro político do UUP no Parlamento de Belfast, chamando suas atitude de "ridícula".

Kilclooney, que se recusa a apagar o polêmico tuíte, nega as acusações de racismo e assegura que os indianos são "uma grande etnia" e que milita para que consigam vistos.

Respondendo a um jornalista no Twitter, ele garantiu, porém, que "um indiano não tem a mesma compreensão das relações Norte-Sul que um irlandês".

Acompanhe tudo sobre:IrlandaReino Unido

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto