Mundo

Londres terá 12.500 policiais na segurança dos Jogos

O planejamento de segurança para a Olimpíada tem sido reforçado por causa do temor de ataques terroristas

Smartphone Olímpico  (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Smartphone Olímpico (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2012 às 20h50.

Londres - A polícia britânica confirmou nesta segunda-feira que irá deslocar um total de 12.500 policiais para atuar no esquema de segurança da Olimpíada, entre julho e agosto. Além desse efetivo, os Jogos de Londres ainda contarão com o trabalho de 10.500 soldados das forças armadas e outros milhares de seguranças particulares. Assim, a Grã-Bretanha espera evitar desde ataques terroristas até simples protestos na cidade durante o evento.

O planejamento de segurança para a Olimpíada tem sido reforçado por causa do temor de ataques terroristas. E o esquema armado pela polícia britânica também foi ampliado depois dos distúrbios que atingiram Londres e outras cidades da Inglaterra em agosto do ano passado, quando cinco pessoas morreram, aconteceram saques em lojas e carros foram queimados.

Segundo o coordenador das medidas de segurança para a Olimpíada, Chris Allison, a polícia britânica aprendeu a lição deixada pelos distúrbios populares que aconteceram em agosto. "Estamos numa situação diferente", afirmou ele, garantindo que as ruas de Londres estarão bem policiadas durante todo o verão europeu, quando acontecerão os Jogos Olímpicos.

"Minha esperança é de que, caso aconteça algo, teremos recursos que poderemos acionar rapidamente para cortar o problema pela raiz", afirmou Chris Allison, ressaltando que a polícia britânica não estará reforçada apenas nas instalações olímpicas, mas também em outros pontos importantes de Londres, para evitar casos de violência na cidade.

Além do reforço policial, o esquema de segurança da Olimpíada prevê um forte aparato militar, com soldados nas ruas, mísseis instalados em alguns edifícios da cidade, jatos de prontidão e até navios de guerra.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaLondresMetrópoles globaisOlimpíadasReino Unidoseguranca-digital

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado