Mundo

Londres lançará novo sistema eletrônico de imigração um dia após Brexit

A partir de 30 de março, aplicativo móvel conhecido como "EU Exit IDE Document Check App" começa a funcionar

Brexit: Reino Unido tenta aprovar saída da UE com acordo (Toru Hanai/Reuters)

Brexit: Reino Unido tenta aprovar saída da UE com acordo (Toru Hanai/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de março de 2019 às 12h38.

Londres - O Governo britânico lançará de maneira oficial em 30 de março o novo sistema eletrônico de imigração, um dia depois da possível saída do Reino Unido da União Europeia (UE), informou nesta quinta-feira o Executivo.

A secretária de Estado de Imigração, Caroline Nokes, comunicou a medida depois que o Governo lançou em agosto um programa piloto com este sistema, com o qual mais de 150 mil pessoas solicitaram status de assentado permanente no Reino Unido.

A partir de 30 de março, o aplicativo móvel conhecido como "EU Exit IDE Document Check App" começará a funcionar plenamente e, através dele, os cidadãos da UE poderão optar a seguir residindo no Reino Unido uma vez consumado o Brexit.

Além disso, também poderão solicitar o status de cidadão assentado os naturais de Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, países que não fazem parte do bloco europeu.

Também a partir de 30 de março, o Governo conservador começará a reembolsar as 65 libras (72 euros) pagas pelos solicitantes que fizeram o pedido no período de testes.

Essa quantia foi suprimida pelo Executivo em janeiro, a fim de evitar uma despesa adicional para os solicitantes.

Assim, os comunitários poderão agora, de forma gratuita, solicitar mediante este aplicativo móvel o status de assentado - sempre que já residam no país há cinco anos -, ou o chamado de pré-assentado, se desejam completar os cinco anos.

Para isso, devem mostrar um documento de identidade, declarar seus antecedentes penais e entregar uma fotografia, algo que, segundo anunciou hoje Nokes, também poderá ser feito utilizando a via postal se alguém não pode ou não quer usar o aplicativo.

Independentemente de o Reino Unido abandonar finalmente a UE com ou sem acordo, os europeus terão até - pelo menos - 31 dezembro de 2020 para fazer a solicitação.

Acompanhe tudo sobre:BrexitImigraçãoReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado