Mundo

Londres dará treinamento de caças da Otan para a Ucrânia

O governo britânico também se comprometeu a garantir que pilotos ucranianos "consigam pilotar sofisticados caças-padrão da Otan no futuro

Sunak alertou que são "peças de equipamento incrivelmente sofisticadas" que exigem "meses, senão anos" de treinamento intensivo (AFP/AFP Photo)

Sunak alertou que são "peças de equipamento incrivelmente sofisticadas" que exigem "meses, senão anos" de treinamento intensivo (AFP/AFP Photo)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de fevereiro de 2023 às 08h17.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, fez uma visita-surpresa ao Reino Unido nesta quarta-feira, 8, para fechar parcerias com a Otan e estreitar laços com líderes europeus. Esta é a segunda visita dele ao exterior desde o início da guerra, há quase um ano. A primeira foi aos EUA, em dezembro.

O Reino Unido anunciou que oferecerá treinamento a pilotos ucranianos para operarem caças usados por países da Otan. O governo britânico também se comprometeu a garantir que pilotos ucranianos "consigam pilotar sofisticados caças-padrão da Otan no futuro".

"A visita do presidente Zelenski ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta de seu país, e uma prova da amizade inquebrantável entre nossos dois países", disse em comunicado o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Depois de se encontrar com o premiê, Zelenski foi recebido pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham.

Caças

Apesar de nenhum país ter atendido aos apelos de Zelenski por caças modernos, o anúncio do Reino Unido pode indicar o envio à Ucrânia de uma nova leva de equipamentos ocidentais. Em entrevista ao programa de TV Piers Morgan Uncensored, Sunak não descartou a possibilidade de enviar caças à Ucrânia no futuro, mas alertou que são "peças de equipamento incrivelmente sofisticadas" que exigem "meses, senão anos" de treinamento intensivo.

Hoje, Zelenski vai a Bruxelas para participar de uma cúpula da União Europeia e há a expectativa do anúncio de um novo pacote de ajuda que pode incluir caças. A UE já destinou dezenas de bilhões de euros em ajuda à Ucrânia e organizou a entrega de armas às Forças Armadas para enfrentar a ofensiva da Rússia.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoOtanUcrâniaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher