Mundo

Lobão nega risco de desabastecimento de gás para indústria

Com a escassez de chuvas, os reservatórios que alimentam as usinas hidrelétricas estão em baixa e o governo está recorrendo às termoelétricas


	Ministro Edison Lobão: “Não há a menor possibilidade. Não haverá desabastecimento para a indústria por causa das térmicas a gás que tiveram que ser despachadas", disse
 (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Ministro Edison Lobão: “Não há a menor possibilidade. Não haverá desabastecimento para a indústria por causa das térmicas a gás que tiveram que ser despachadas", disse (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 17h33.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (9) que não há risco de desabastecimento de gás para a indústria, por causa da decisão de manter as usinas térmicas em funcionamento em 2013.

Com a escassez de chuvas, os reservatórios que alimentam as usinas hidrelétricas estão em baixa e o governo está recorrendo às termoelétricas. Setores da indústria expressaram preocupação com a baixa da oferta de gás por causa desse uso.

Segundo o ministro, o Brasil conta com 90 milhões de metros cúbicos de gás, dos quais 45 milhões são produzidos internamente, 30 milhões vêm da Bolívia e 15 milhões são gás natural liquefeito. “Não há a menor possibilidade. Não haverá desabastecimento para a indústria por causa das térmicas a gás que tiveram que ser despachadas", disse Lobão.

De acordo com o ministro, na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, os participantes fizeram avaliação de rotina da capacidade do sistema elétrico. Ele negou que o objetivo do encontro temha sido a discussão de uma possível crise no abastecimento de energia.

Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, por causa da falta de chuvas, os reservatórios no Sudeste estão com 37% da capacidade, enquanto no Nordeste, essa porcentagem chega a 34% e no Norte e Sul, 41%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGás

Mais de Mundo

Esses são os 10 melhores países do mundo em qualidade de vida

Novo submarino nuclear da China afunda em estaleiro perto de Wuhan, diz WSJ

Após disputa acirrada, Japão define Shigeru Ishiba como o novo primeiro-ministro

Aumenta pressão internacional na ONU para Venezuela resolver crise política