Mundo

Lobão é 'carta marcada' para Minas e Energia, diz Alves

Líder do PMDB na câmara adiantou que senador deve voltar ao cargo e quer acelerar votações sobre o pré-sal

Edison Lobão foi ministro de Minas e Energia durante o governo Lula (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Edison Lobão foi ministro de Minas e Energia durante o governo Lula (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 13h10.

O PMDB decidiu deflagrar uma operação a fim de tentar concluir a votação do marco regulatório do pré-sal ainda neste ano. A pressa do PMDB tem uma explicação: o provável controle da exploração das jazidas com a recondução do senador Edison Lobão (PMDB-MA) ao cargo de ministro de Minas e Energia.

Lobão se afastou da pasta em abril para concorrer a um novo mandato nas eleições de outubro, quando conseguiu se reeleger.

O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou que o nome de Lobão é "carta marcada" do partido para voltar ao ministério.

Alves fez a declaração hoje, na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, logo após uma reunião com o vice-presidente eleito e presidente do PMDB, Michel Temer.

A urgência em aprovar o projeto tem como objetivo formalizar, o quanto antes, a mudança do regime de exploração de petróleo do modelo de concessão para o de partilha. A meta é garantir que as jazidas localizadas em águas ultraprofundas sejam licitadas, pelo regime de partilha, a partir do início de 2011.

Caberá a Alves liderar as costuras políticas para acelerar a votação da matéria na Câmara, cuja pauta está sobrecarregada por Medidas Provisórias.

A estratégia traçada por ele prevê a exclusão do texto dos dispositivos que alteram a fórmula de divisão dos royalties entre os Estados, que o projeto original do Executivo não contemplava. A ideia seria delegar a polêmica ao Senado, onde uma emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) neste sentido aguarda votação, o que ficaria para o próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCongressoDados de BrasilGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga