Mundo

Lobão diz que Dilma decidirá sobre 11ª Rodada da ANP

Segundo Lobão, a presidente já está com as informações sobre os blocos exploratórios de petróleo passadas pelo Conselho Nacional de Política Energética

Lobão: "Ela pode dizer: não quero uma nova rodada. Então não se fará" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Lobão: "Ela pode dizer: não quero uma nova rodada. Então não se fará" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2011 às 14h10.

Rio de Janeiro - O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse no início desta tarde que a decisão sobre o cancelamento da 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de petróleo organizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) será decidida pela presidente Dilma Rousseff. Segundo Lobão, a presidente já está com as informações sobre o tema passadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), mas ainda não tomou a decisão.

"Ela pode dizer: não quero uma nova rodada. Então não se fará. Mas se ela decidir amanhã, faremos no segundo semestre", afirmou Lobão, após a transmissão do cargo de diretor presidente do Serviço de Geologia do Brasil, no Rio. O ministro acrescentou que o CNPE não tem poder decisório. "O CNPE é apenas um órgão de assessoramento da Presidência", disse.

No mercado petrolífero já circula a informação de que a rodada que colocará em leilão 174 blocos nas regiões Norte e Nordeste poderá ser adiada. O prazo previsto pelo governo era de que ela ocorresse no segundo semestre deste ano, mas, como informou hoje o jornal O Estado de S.Paulo, a Petrobras buscou o governo para pedir o adiamento para 2012, diante da demora na aprovação do seu plano de investimentos para o período 2011-2015. O governo quer que a estatal corte parte dos gastos previstos no plano, mas isso poderia deixar a Petrobras fragilizada para disputar blocos no leilão.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEnergiaGoverno DilmaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralLicitaçõesPersonalidadesPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê

Ultranacionalistas vencem eleições na Áustria pela primeira vez, segundo projeções

Israel lança ataque em “grande escala” contra rebeldes houthis em cidade do Iêmen

Mais de 20 terroristas morreram no ataque contra líder do Hezbollah, diz Israel