Mundo

Liminar do TSE mantém governador de Roraima no cargo

Juiz decidiu que Anchieta Junior deve permanecer no cargo até que a justiça local analise recursos contra a sua cassação

O TRE de Roraima cassou o mandato de Anchieta Junior na última sexta feira  (Divulgação/Divulgação)

O TRE de Roraima cassou o mandato de Anchieta Junior na última sexta feira (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2011 às 11h48.

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar que mantém no cargo o governador de Roraima, Anchieta Junior (PSDB).

Ele havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima na última sexta-feira (11), acusado de uso indevido da Rádio Roraima, que pertence ao estado, para fazer propaganda de seu governo e atacar o candidato adversário, Neudo Campos (PP), durante a campanha eleitoral.

De acordo com o TSE, os advogados de Anchieta Junior protocolaram um pedido de liminar em mandado de segurança na manhã de hoje (14), pedindo que fosse suspensa a imediata aplicação do acórdão até que a corte estadual analise eventuais recursos contra a decisão.

A defesa alega ausência de proporcionalidade na aplicação da sanção de cassação do diploma de Anchieta Junior. Além disso, sustenta que o TRE-RR não apreciou todos os fundamentos levados à Corte, como o fato de a rádio também ter veiculado notícias negativas em relação ao governador. Por fim, alega ter direito de acessar o acórdão e ver julgado, pela corte estadual, eventual recurso contra a decisão.

Em sua decisão, o ministro Arnaldo Versiani sustenta que “a execução de decisão da Justiça Eleitoral deverá aguardar a respectiva publicação e eventual oposição de embargos de declaração, inclusive com a apreciação dos declaratórios e consequente publicação dessa decisão”.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010JustiçaOposição políticaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSDBRoraima

Mais de Mundo

Irã rejeita proposta dos EUA para negociações diretas sobre programa nuclear

Israel mata quase 50 palestinos nas últimas 24h em Gaza

Reino Unido denuncia que Israel deteve e impediu a entrada de parlamentares britânicas

Ataque russo com mísseis deixa um morto e três feridos em Kiev