Mundo

Líderes mundiais revelam preocupação 'profunda' com impactos da covid

O G20 reafirmou o compromisso com uma resposta global para acelerar o financiamentos e de apoio a uma recuperação sustentável no pós-pandemia

Sala de mesa no Centro de Congressos La Nuvola preparada para a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 em Roma, Itália (NurPhoto/Getty Images)

Sala de mesa no Centro de Congressos La Nuvola preparada para a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 em Roma, Itália (NurPhoto/Getty Images)

O grupo das 20 maiores economias do globo (G20) disse que continua "profundamente preocupado" com os impactos da crise da covid-19, especialmente nos países em desenvolvimento. De acordo com o comunicado do grupo divulgado há pouco, após dois dias de reunião de líderes em Roma, a pandemia atrasou o progresso em direção à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à Agenda de Ação de Adis Abeba.

"Reforçaremos nossas ações para implementar o Plano de Ação do G20 sobre a Agenda 2030 e o Apoio do G20 à Resposta e Recuperação do covid-19 nos países em desenvolvimento, com base na Atualização de Roma de 2021, com particular atenção aos países mais vulneráveis", enfatizaram.

O texto também comemorou a nova alocação geral de Direitos Especiais de Saque (DES), implementada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em agosto, que disponibilizou o equivalente a US$ 650 bilhões em reservas adicionais globalmente.

Da mesma forma, congratulou o progresso alcançado no âmbito da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20 (DSSI), que também foi acordada pelo Clube de Paris. Estimativas preliminares apontam para pelo menos US$ 12,7 bilhões do total do serviço da dívida diferido, no âmbito desta iniciativa, entre maio de 2020 e dezembro de 2021, beneficiando 50 países.

"Afirmamos a importância de esforços conjuntos de todos os atores, incluindo credores privados, para continuar a trabalhar no sentido de aumentar a transparência da dívida", ressaltaram os líderes no documento.

 

 

Acompanhe tudo sobre:G20Pandemia

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso