Mundo

Líderes europeus celebram o acordo pós-Brexit

Líderes políticos europeus elogiaram a conclusão de um acordo pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia

Chanceler alemã, Angela Merkel: "Com este acordo, estabelecemos as bases para um novo capítulo nas nossas relações" (Hannibal Hanschke/Reuters)

Chanceler alemã, Angela Merkel: "Com este acordo, estabelecemos as bases para um novo capítulo nas nossas relações" (Hannibal Hanschke/Reuters)

A

AFP

Publicado em 24 de dezembro de 2020 às 17h27.

Líderes políticos europeus elogiaram a conclusão de um acordo pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia, que tem como objetivo estabelecer as bases para a cooperação bilateral futura a longo prazo.

União Europeia

Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, trata-se de um "bom acordo, equilibrado, justo". O Reino Unido continuará sendo "um sócio digno de confiança".

O chefe das negociações da UE, Michel Barnier, advertiu que "este acordo demandará esforços". E acrescentou: "Sei que a União Europeia apoiará seus pescadores. Vai acompanhá-los".

Inglaterra

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, elogiou o que denominou de um acordo comercial "bom para toda a Europa".

"Este acordo significa uma nova estabilidade e certeza no que foi uma relação às vezes amarga e difícil. Seremos seus amigos, seus aliados, seu apoio e, não esqueçamos, seu primeiro mercado porque, embora tenhamos deixado a UE, este país continua cultural, emocional, histórica, estratégica e geopoliticamente unido à Europa", acrescentou.

Os ex-primeiros-ministros David Cameron e Theresa May qualificaram o acordo de "muito bem-vindo".

Irlanda do Norte

"Este é o começo de uma nova era na relação entre o Reino Unido e a UE, e na Irlanda do Norte queremos aproveitar ao máximo as oportunidades que os novos acordos oferecem para nossa economia local", disse a primeira-ministra, Arlene Foster.

Escócia

"Chegou o momento de traçar nosso próprio futuro como nação europeia independente", tuitou a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, lembrando que "o Brexit chega contra a vontade do povo da Escócia", que votou 62% pela permanência na UE.

Irlanda

O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, afirmou que o acordo "representa um bom compromisso e um resultado equilibrado", que evitará uma fronteira dura com a Irlanda do Norte e destacou que "o Reino Unido sempre será um amigo e sócio próximo".

 

Alemanha

"Confio que foi alcançado um bom acordo", afirmou a chanceler, Angela Merkel, acrescentando que é de uma "importância histórica" que o bloco e o Reino Unido tenham chegado a um acordo sobre suas relações comerciais pós-Brexit.

"Com este acordo, estabelecemos as bases para um novo capítulo nas nossas relações. O Reino Unido continuará sendo um sócio importante para a Alemanha e para a União Europeia".

França

"A unidade e a firmeza europeia deram resultado. O acordo com o Reino Unido é essencial para proteger nossos cidadãos, nossos pescadores, nossos produtores", disse o presidente Emanuel Macron.

Espanha

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, avaliou que "o princípio de um acordo entre a UE e o Reino Unido é bem-vindo". Ao mesmo tempo, acrescentou que Madri e Londres deverão continuar "dialogando para alcançar um acordo sobre Gibraltar.

Holanda

"Excelente notícia que se tenha alcançado um acordo sobre uma nova associação UE-Reino Unido depois de duras negociações", disse o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

Portugal

"Dou calorosas boas-vindas ao acordo com o Reino Unido", tuitou o primeiro-ministro português, Antonio Costa, destacando que o Reino Unido continuará sendo um parceiro e um aliado importante.

Itália

"Boas notícias: chegou-se a um acordo entre a UE e o Reino Unido", reagiu o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte. "Os interesses e os direitos das empresas e dos cidadãos europeus estão garantidos".

Áustria

"Comemoro que os negociadores possam ter chegado a um acordo sobre a futura relação da UE com o Reino Unido. Agora, examinaremos detidamente o acordo", tuitou o chanceler, Sebastian Kurz.

Romênia

"A Romênia dá as boas-vindas à associação acordada sobre as futuras relações. Este acordo protegerá os interesses das empresas e dos cidadãos", tuitou o presidente, Klaus Iohannis.

Dinamarca

"O rascunho do acordo é o melhor presente de Natal que a UE27 e o Reino Unido poderiam trocar", tuitou o ministro das Relações Exteriores, Jeppe Kofod.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'