Mundo

Líderes do G7 apoiam acordo de Biden para cessar-fogo imediato em Gaza

Secretário de Estado Antony Blinken conversou com duas autoridades israelenses e elogiou Israel por considerar um acordo de cessar-fogo,

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Eros Hoagland/AFP)

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Eros Hoagland/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 3 de junho de 2024 às 19h43.

Tudo sobreConflito árabe-israelense
Saiba mais

Os líderes do G7 afirmaram nesta segunda-feira que apoiam e endossam o acordo delineado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que levaria a um cessar-fogo imediato em Gaza, à libertação de todos os reféns, a um aumento significativo e sustentado da assistência humanitária na região, e a um fim duradouro para a crise, com os interesses de segurança de Israel e a segurança civil de Gaza assegurados.

Em comunicado, o grupo reafirma ainda o apoio a um caminho credível para a paz que conduza a uma solução de dois Estados.

"Apelamos ao Hamas para que aceite este acordo, que Israel está pronto para avançar, e instamos os países com influência sobre o Hamas a ajudarem a garantir que o faça", afirma o G7.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com duas autoridades israelenses e elogiou Israel por considerar um acordo de cessar-fogo, dizendo que agora depende do Hamas aceitar o pacto.

As ligações ocorreram após o apelo público de Biden para que ambos os lados aceitasse uma oferta de acordo, descrito como uma proposta israelense. No entanto, representantes do Hamas disseram a mediadores que não receberam uma proposta israelense que corresponda ao potencial acordo descrito por Biden.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenGoverno BidenIsraelConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos