Mundo

Líderes de Sudão do Sul e Sudão negociam fronteira e petróleo

Os dois se reuniram por mais de uma hora no hotel, primeiro com assessores e então para uma sessão de conversas privada

Salva Kiir Mayardit (à esquerda), predidente do Sudão do Sul, ao lado de Omar al Bashir, presidente do Sudão, durante cerimônia de independência (Roberto Schmidt/AFP)

Salva Kiir Mayardit (à esquerda), predidente do Sudão do Sul, ao lado de Omar al Bashir, presidente do Sudão, durante cerimônia de independência (Roberto Schmidt/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 18h09.

Addis Ababa - Os presidentes do Sudão e do Sudão do Sul tiveram no sábado sua primeira reunião desde que os seus países quase foram à guerra em abril, dando esperanças de um acordo negociado sobre petróleo e disputas fronteiriças antes do prazo de 2 de agosto estipulado pelo Conselho de Segurança da ONU.

O encontro cara a cara entre Omar Hassan al-Bashir e seu colega do sul, Salva Kiir, no hotel Sheraton na capital etíope de Addis Ababa, seguiu-se a uma sessão da União Africana na qual ambos se comprometeram com negociações pacíficas sobre o conflito.

Os dois se reuniram por mais de uma hora no hotel, primeiro com assessores e então para uma sessão de conversas privada.

"“Os dois presidentes concordaram e instruíram suas equipes a apressarem as negociações e desenvolverem decisões ousadas em áreas chave, assim como alcançar acordos em todas as questões", disse o negociador-chefe de Kiir, Pagan Amum, a jornalistas.

Os países, que formavam a maior nação da África subsaariana antes de o Sudão do Sul obter a independência no ano passado, enfrentam a ameaça de sanções do Conselho de Segurança da ONU a menos que resolvam pacificamente as disputas de fronteira, petróleo e outras antes do prazo de 2 de agosto.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEnergiaONUPetróleoSudão

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês