Mundo

Líderes de México e Canadá debatem aprofundamento de laços

Contato ocorre depois das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar seu país do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio

Henrique Peña Nieto: presidente mexicano "reiterou o desejo do governo mexicano de continuar a fortalecer os laços... entre os dois povos" (Edgard Garrido/Reuters)

Henrique Peña Nieto: presidente mexicano "reiterou o desejo do governo mexicano de continuar a fortalecer os laços... entre os dois povos" (Edgard Garrido/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 09h08.

Cidade do México - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, conversaram por telefone na segunda-feira e concordaram em se manter em contato próximo e trabalhar mais rapidamente para aprofundar os laços entre os dois países, anunciou o governo mexicano em um comunicado.

Peña Nieto "reiterou o desejo do governo mexicano de continuar a fortalecer os laços... entre os dois povos", disse o governo.

"Os dois líderes concordaram em se manter em contato próximo e intensificar o trabalho de suas equipes para acelerar a integração de uma América do Norte mais forte e mais próspera", acrescentou.

A ligação aconteceu depois das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar seu país do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), acordado entre as três nações, se não conseguir renegociá-lo de maneira favorável aos EUA.

Autoridades norte-americanas dizem que Trump está mais concentrado nos grandes déficits comerciais dos EUA com países como o México.

Enquanto isso, autoridades canadenses vêm dizendo que irão focar na preservação das relações comerciais com Washington durante as conversas de renegociação do Nafta e que podem não conseguir ajudar o México a evitar ser um alvo do governo Trump.

Um encontro agendado entre Trump e Peña Nieto foi cancelado na semana passada depois que o presidente dos EUA disse que seria melhor o mexicano desistir da reunião se o México não estiver disposto a pagar por um muro separando os dois vizinhos.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)México

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo