Mundo

Líderes de México e Canadá debatem aprofundamento de laços

Contato ocorre depois das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar seu país do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio

Henrique Peña Nieto: presidente mexicano "reiterou o desejo do governo mexicano de continuar a fortalecer os laços... entre os dois povos" (Edgard Garrido/Reuters)

Henrique Peña Nieto: presidente mexicano "reiterou o desejo do governo mexicano de continuar a fortalecer os laços... entre os dois povos" (Edgard Garrido/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 09h08.

Cidade do México - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, conversaram por telefone na segunda-feira e concordaram em se manter em contato próximo e trabalhar mais rapidamente para aprofundar os laços entre os dois países, anunciou o governo mexicano em um comunicado.

Peña Nieto "reiterou o desejo do governo mexicano de continuar a fortalecer os laços... entre os dois povos", disse o governo.

"Os dois líderes concordaram em se manter em contato próximo e intensificar o trabalho de suas equipes para acelerar a integração de uma América do Norte mais forte e mais próspera", acrescentou.

A ligação aconteceu depois das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar seu país do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), acordado entre as três nações, se não conseguir renegociá-lo de maneira favorável aos EUA.

Autoridades norte-americanas dizem que Trump está mais concentrado nos grandes déficits comerciais dos EUA com países como o México.

Enquanto isso, autoridades canadenses vêm dizendo que irão focar na preservação das relações comerciais com Washington durante as conversas de renegociação do Nafta e que podem não conseguir ajudar o México a evitar ser um alvo do governo Trump.

Um encontro agendado entre Trump e Peña Nieto foi cancelado na semana passada depois que o presidente dos EUA disse que seria melhor o mexicano desistir da reunião se o México não estiver disposto a pagar por um muro separando os dois vizinhos.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)México

Mais de Mundo

Sob pressão de incêndios, Lula defenderá meio ambiente na ONU

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico