Mundo

Líderes da UE esperam explicações de Cameron após referendo

As instituições comunitárias insistiram que o Reino Unido deve comunicar "o mais rápido possível" aos demais membros sua decisão de deixar oficialmente


	Cameron: antes da reunião de cúpula, o Parlamento Europeu realizou uma sessão extraordinária para debater as consequências do referendo
 (Reuters/Stefan Wermuth)

Cameron: antes da reunião de cúpula, o Parlamento Europeu realizou uma sessão extraordinária para debater as consequências do referendo (Reuters/Stefan Wermuth)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 08h56.

Bruxelas - Os chefes de Estado e do governo da União Europeia (UE) esperam nesta terça-feira que o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, dê explicações sobre a atual situação e sua relação com os membros do bloco comunitário após o referendo no qual os britânicos apoiaram a saída do país da UE.

As instituições comunitárias insistiram que o Reino Unido deve comunicar "o mais rápido possível" aos demais membros sua decisão de deixar oficialmente, o que ativaria o artigo 50 do Tratado de Lisboa e daria sinal verde para as negociações de saída.

"Juridicamente é impossível de obrigar" o Reino Unido ativar o artigo 50, segundo fontes diplomáticas.

Mas se o Reino Unido adiar a notificação formal, há membros do bloco que já levantaram a possibilidade de recorrer ao artigo 7 do Tratado, que é a suspensão do voto britânico no Conselho da UE.

Antes da reunião de cúpula, o Parlamento Europeu (PE) realizou uma sessão plenária extraordinária para debater as consequências do referendo.

No plenário será votada uma resolução, respaldada pelos principais grupos políticos, que incitam Cameron a notificar o resultado do referendo "imediatamente".

No processo de reflexão que os líderes dos 27 membros começarão na quarta-feira sobre o futuro da UE, em sua primeira reunião sem o Reino Unido, transmitirão a mensagem de "confiança" e "determinação" para trabalhar por uma melhor União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:BrexitDavid CameronEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'