Mundo

Líderes da greve enganaram os policiais, diz Wagner

"Tenho convicção de que os próprios policiais militares, ao verem aquele material (gravações), vão entender que foram enganados", disse o governador da Bahia

Jaques Wagner tem insistido também que os policiais que aderiram pacificamente à greve não sofrerão qualquer punição (Denis Ribeiro)

Jaques Wagner tem insistido também que os policiais que aderiram pacificamente à greve não sofrerão qualquer punição (Denis Ribeiro)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 13h30.

Salvador - No dia seguinte à divulgação de gravações que mostram o líder da greve dos PMs da Bahia, Marco Prisco, orientando o colega David Salomão a fechar a BR-116 como parte das ações de mobilização, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que alguns cabeças do movimento grevista "enganaram" os policiais que aderiram pacificamente à paralisação.

"Tenho convicção de que os próprios policiais militares, ao verem aquele material (gravações), vão entender que foram enganados. Uma coisa é buscar melhoria salarial, outra é fazer atos de vandalismo para obter este fim", disse o governador em entrevista ao jornal Hoje, da TV Globo. As gravações foram exibidas ontem pelo Jornal Nacional, da mesma emissora.

Jaques Wagner conclamou os policiais a voltarem ao trabalho. "A democracia venceu o medo, na medida em que se tentava intimidar pessoas e agora esse foco principal foi debelado", disse o governador sobre o fato de a Assembleia Legislativa, ocupada por um grupo de PMs, ter sido esvaziada na manhã de hoje, quando o ex-policial Marco Prisco foi preso.

"Minha palavra agora é muito serena e de paz. Voltem e tenham confiança no governador, que meu esforço será de recuperar e valorizar os PMs da Bahia", disse Wagner.

O governador tem insistido que os policiais que aderiram pacificamente à greve não sofrerão qualquer punição. Já os que usaram armas e incitaram a violência, segundo Jaques Wagner, responderão a processo judicial e administrativo.

Acompanhe tudo sobre:BahiaGovernoGrevesPolítica no BrasilProtestosSalvador

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta