Mundo

Líder rebelde demanda garantias para cessar-fogo na Rússia

Separatistas pró-Rússia precisam de garantias adequadas de que a Ucrânia vai honrar qualquer acordo


	Ucrânia: separatistas querem evitar que cessar-fogo seja utilizado para trazer mais equipamento militar
 (Maxim Shemetov/Reuters)

Ucrânia: separatistas querem evitar que cessar-fogo seja utilizado para trazer mais equipamento militar (Maxim Shemetov/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 14h28.

Donetsk - Os separatistas pró-Rússia precisam de "garantias adequadas" de que a Ucrânia vai honrar qualquer acordo de cessar-fogo, disse um dos líderes rebeldes à Reuters nesta quinta-feira, ressaltando a falta de confiança entre os dois lados após seis meses de conflito.

Antes, ao falar em meio à reunião de cúpula da Otan no País de Gales, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse que iria ordenar um cessar-fogo a suas forças no leste da Ucrânia se os representantes de ambos os lados, que tem um encontro marcado em Minsk, capital de Belarus, aceitassem uma proposta de plano de paz.

"Não vai haver cessar-fogo sem garantias, porque no passado nós tivemos alguns acordos de cessar-fogo que Poroshenko não honrou. Precisamos de garantias adequadas, porque nem todas as tropas no lado ucraniano obedecem a Kiev", disse o líder rebelde Oleg Tsaryov. "Também há batalhões patrocinados por oligarcas. Nós não queremos que qualquer cessar-fogo seja usado por eles para recrutar mais pessoas e trazer mais equipamento militar", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Morre no exílio na Nicarágua o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes, condenado por corrupção

Começou a seguir Trump e JD Vance 'sem saber' no Instagram? Entenda o que está acontecendo

Trump promete nova tarifa de 10% sobre a China e ações asiáticas caem

Trump chama bispa de Washington de 'desagradável' e exige desculpas