Mundo

Líder jihadista morre em ataque de drone na Somália

Líder dirigente shebab somali, acusado de planejar os ataques suicidas dos rebeldes vinculados à Al Qaeda, morreu em um ataque com drone

Homem armado em local de duas explosões na Somália: governo somali afirma que Abdi era conhecido por preparar coletes com explosivos e carros-bomba (Mohamed Abdiwahab/AFP)

Homem armado em local de duas explosões na Somália: governo somali afirma que Abdi era conhecido por preparar coletes com explosivos e carros-bomba (Mohamed Abdiwahab/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 07h40.

Mogadíscio - Um líder dirigente shebab somali, acusado de planejar os ataques suicidas dos rebeldes vinculados à Al Qaeda, morreu em um ataque com drone na segunda-feira no sul da Somália, anunciou o ministério do Interior do país.

Ibrahim Ali Abdi, conhecido como Anta-Anta, "teve um papel importante na morte de civis inocentes. Sua morte ajudará a restabelecer a paz", declarou o ministro Abdikarin Husein Guled.

O ministro não revelou detalhes da operação, mas na segunda-feira uma fonte do governo dos Estados Unidos confirmou que um drone americano havia atacado "shebabs" da Somália.

O governo somali afirma que Abdi era conhecido por preparar coletes com explosivos e carros-bomba utilizados em atentados suicidas.

Até o momento os rebeldes não comentaram a notícia.

A ação aconteceu poucas semanas depois de um ataque a um shopping de Nairóbi reivindicado pelos "shebab" somalis, no qual morreram pelo menos 67 pessoas.

Os "shebab" foram desalojados das principais cidades da Somália, entre elas a capital Mogadíscio e o porto meridional de Kismayo, por uma força da União Africana, que agora conta com 17.700 soldados.

Mas o grupo islamita ainda controla áreas do sul do país e nos últimos meses intensificou a campanha de atentados suicidas.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaDronesIslamismoSomáliaTerrorismo

Mais de Mundo

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'

China pede aos EUA que 'eliminem completamente' as tarifas recíprocas

Papa Francisco aparece de surpresa na missa do Domingo de Ramos

Ataque da Rússia com mísseis deixa ao menos 30 mortos na Ucrânia