Mundo

Líder do PSDB diz que aumento da Selic é má notícia

Para Duarte Nogueira, o aumento é uma má notícia para o País "porque inibe investimentos e freia a economia, impactando diretamente no bolso do cidadão"

Nogueira criticou o fato dos juros brasileiros serem um dos maiores do mundo (Agencia Camara)

Nogueira criticou o fato dos juros brasileiros serem um dos maiores do mundo (Agencia Camara)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 21h04.

São Paulo - A liderança do PSDB na Câmara divulgou nota na noite de hoje criticando a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual. "O índice, hoje em 12,25%, continua sendo um dos mais altos do mundo. E como serve de referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas, mais uma vez quem vai pagar essa conta é a população brasileira", afirmou o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP) na nota.

Para o líder, o aumento é uma má notícia para o País "porque inibe investimentos e freia a economia, impactando diretamente no bolso do cidadão". Ele apontou ainda o que chamou de "gastança em 2010" para eleger a presidente Dilma Rousseff, a desorganização das contas públicas e a falta de planejamento do governo como as causas que levaram o Banco Central a utilizar o aumento da Selic como um "amargo remédio" contra a inflação.

"A expectativa é sobre qual postura o governo adotará de agora em diante. Se segue criando ministérios e secretarias desnecessários, apenas para criar cargos e aumentando a gastança ou se fecha a torneira para evitar novas medidas dessa natureza nas próximas reuniões do Copom. Essa é a única solução para permitir a redução da taxa Selic: diminuir os gastos públicos", disse.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelicOposição políticaPSDBCopom

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky