Mundo

Líder do movimento pró-democracia de Hong Kong é atacado com martelos

Jimmy Sham é o principal porta-voz da FCDH, um grupo que defende a não-violência e organizou uma série de marchas pacíficas no país

Líder de movimento: Jimmy Sham organizou uma série de marchas pacíficas em Hong Kong (Foto/AFP)

Líder de movimento: Jimmy Sham organizou uma série de marchas pacíficas em Hong Kong (Foto/AFP)

A

AFP

Publicado em 16 de outubro de 2019 às 20h34.

Um líder do movimento pró-democracia de Hong Kong foi levado às pressas para o hospital coberto de sangue nesta quarta-feira (16), depois de ser atacado com martelos por homens não identificados.

A Frente Civil de Direitos Humanos (FCDH) disse que o líder Jimmy Sham foi agredido por quatro ou cinco pessoas no distrito de Mongkok, no que descreveram como um ato de "terror político".

Sham sofreu ferimentos na cabeça e foi enviado para o hospital Kwong Wah, informou a FCDH em um comunicado, acrescentando que ele estava consciente quando os paramédicos chegaram.

Fotos postadas na internet mostraram Sham deitado na rua em uma poça de sangue.

"Não é difícil relacionar esse incidente a um terror político em expansão para ameaçar e inibir o exercício legítimo de direitos naturais e legais", acrescentou a FCDH.

Sham é o principal porta-voz da FCDH, um grupo que defende a não-violência e organizou uma série de marchas pacíficas que quebraram recordes para se opor a um projeto de lei que permite extradições para a China continental.

Os quatro meses de protestos cada vez mais violentos em Hong Kong foram inicialmente desencadeados por essa causa, mas o projeto já foi descartado.

Desde então, as manifestações se tornaram um movimento mais amplo, exigindo mais democracia e responsabilidade policial.

Acompanhe tudo sobre:Hong KongProtestos no mundo

Mais de Mundo

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais