Mundo

Baghdadi, líder dos jihadistas do EIIL, aparece em público

É possível ver o autoproclamado califa no 'minbar' (púlpito) de um templo, com sua longa barba e vestido com túnica e turbante pretos


	Integrantes do EIIL no Iraque: líder apareceu pela primeira vez em público
 (AFP)

Integrantes do EIIL no Iraque: líder apareceu pela primeira vez em público (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2014 às 09h09.

Mossul - O líder do radical EIIL, Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em público para dar o sermão de sexta-feira na Grande Mesquita da cidade de Mossul, no Iraque, como mostrou um vídeo divulgado neste sábado em foros jihadistas.

No filme, de 20 minutos de duração, é possível ver o autoproclamado califa no 'minbar' (púlpito) do templo, com sua longa barba e vestido com túnica e turbante pretos.

A presença de Baghdadi em Mossul, a segunda cidade do Iraque e nas mãos da insurgência sunita desde 10 de junho, foi confirmada à Agência Efe por um ativista da cidade.

As imagens mostram vários fiéis acompanhando o sermão e vários homens armados monitorando as colunas do templo, que fica no centro de Mossul.

A bandeira do EIIL aparece pendurada na mesquita perto do 'mihrab', o nicho que indica a direção da Meca, para onde todos os muçulmanos têm que olhar ao rezar.

Nos foros jihadistas que publicaram o vídeo Baghdadi é apresentado como 'o califa Ibrahim, emir dos crentes no estado islâmico'.

Ibrahim ibn Awad, mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, se proclamou no último domingo 'imã e califa para os muçulmanos de todo o mundo'.

O grupo, uma cisão radicalizada da Al Qaeda, declarou esse dia um califado islâmico que vai da província síria de Aleppo até a iraquiana de Diyala, após os últimos avanços que fez no Iraque.

Em 1º de julho, Baghdadi exigiu que todos os muçulmanos emigrem de forma 'obrigatória' ao califado porque ele 'pertence a todos os muçulmanos' e não só ao Iraque e à Síria.

Acompanhe tudo sobre:abu-bakr-al-baghdadiEstado IslâmicoIraqueIslamismoOriente MédioSíriaSunitasTerroristas

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado