Mundo

Líder da oposição síria visita Moscou para pressionar Assad

Oposição síria se reúne com o chanceler russo para tentar convencer Moscou a pressionar o regime de Damasco a aceitar a instauração de um governo de transição

O líder da Coalizão Nacional de Oposição síria, Ahmad Jarba: "temos muitas perguntas para Moscou", disse porta-voz (Philippe Desmazes/AFP)

O líder da Coalizão Nacional de Oposição síria, Ahmad Jarba: "temos muitas perguntas para Moscou", disse porta-voz (Philippe Desmazes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 08h57.

Moscou - O líder da oposição síria se reúne nesta terça-feira com o chanceler russo para tentar convencer Moscou a pressionar o regime de Damasco, seu aliado, a aceitar a instauração de um governo de transição.

A reunião entre o líder da Coalizão Nacional de Oposição síria, Ahmad Jarba, e Serguei Lavrov acontece após 10 dias de negociações de paz infrutíferas em Genebra.

"Os principais temas de discussões com o líder da diplomacia russa serão o envio de ajuda humanitária às cidades sírias, a libertação dos detidos das prisões sírias e a formação de um governo de transição na Síria", declarou o porta-voz da coalizão, Munzer Aqbib.

"Temos muitas perguntas para Moscou sobre esta questão", completou.

A conferência Genebra II, organizada por iniciativa de Estados Unidos e Rússia, não decidiu por um cessar-fogo, não discutiu a criação de um governo transitório e também fracassou na tentativa de enviar ajuda alimentar às pessoas cercadas em Homs.

As conversações devem ser retomadas em 10 de fevereiro, mas Damasco não confirmou a participação nesta nova fase de negociações.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaSíriaRússiaBashar al-Assad

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro