Mundo

Líder da extrema-direita francesa, Le Pen é condenado por homofobia

Político de 90 anos irá apagar quase 12.000 euros em multas e indenização por ter feito declarações homofóbicas

Le Pen: "Os homossexuais são como sal na sopa: se não tem o suficiente, é um pouco insosso, se tem muito, não dá para comer", afirmou o político (Bertrand Langlois/AFP)

Le Pen: "Os homossexuais são como sal na sopa: se não tem o suficiente, é um pouco insosso, se tem muito, não dá para comer", afirmou o político (Bertrand Langlois/AFP)

A

AFP

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 15h36.

O líder histórico da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen, foi condenado nesta quarta-feira, 28, a pagar quase 12.000 euros em multas e indenização por ter feito declarações homofóbicas.

O patriarca do clã Le Pen, de 90 anos e cofundador da Frente Nacional, recentemente rebatizada Agrupamento Nacional, já tem várias condenações por comentários xenófobos e antissemitas.

Em 2017, Le Pen considerou que o companheiro do policial Xavier Jugelé, morto em um ataque jihadista na Champs-Elysées, não deveria ter falado tão abertamente de seu parceiro em uma cerimônia nacional. "Acho que os detalhes de família deveriam ter ficado de fora desse tipo de cerimônia", escreveu o deputado em seu blog.

Por este comentário, ele deverá pagar uma multa de 400 euros por injúria e 5.000 euros por perdas e danos ao companheiro de Jugelé, Étienne Cardiles. Seu advogado vai recorrer da sentença.

Le Pen também foi condenado por suas declarações em dezembro de 2016, quando comentou: "Os homossexuais são como sal na sopa: se não tem o suficiente, é um pouco insosso, se tem muito, não dá para comer". Alguns meses antes, fez um comparação entre homossexualidade e pedofilia.

Acompanhe tudo sobre:França

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo