Mundo

Líder da Câmara dos Representantes marca reunião com Trump

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA convidou Trump para uma reunião com a cúpula dos legisladores republicanos na próxima semana


	Pré-candidato republicano à presidência, Donald Trump
 (Rhona Wise / AFP)

Pré-candidato republicano à presidência, Donald Trump (Rhona Wise / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2016 às 18h59.

Washington - O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, convidou nesta sexta-feira o virtual candidato do partido à presidência, Donald Trump, para uma reunião com a cúpula dos legisladores republicanos na próxima semana no Congresso, com o objetivo de unir os correligionários.

A proposta de Ryan consiste em uma primeira reunião privada com Trump e com o presidente do Comitê Nacional do partido, Reince Priebus, na próxima quinta-feira, segundo um comunicado divulgado hoje pelo gabinete do presidente da Câmara dos Representantes.

Depois, Ryan e Trump se reunirão no mesmo dia com os líderes do Partido Republicano, já que ambos concordam com a necessidade de "unificar o partido", acrescenta a nota.

O objetivo de ambos os encontros é "começar uma discussão sobre os princípios republicanos e as ideias que podem ganhar o apoio dos americanos em novembro", informa o comunicado.

Este anúncio chega após Priebus declarar hoje que intermediará entre Trump e o presidente da Câmara dos Representantes, que nesta quinta-feira disse não estar preparado para apoiar o polêmico pré-candidato.

As diferenças ideológicas são notórias entre o magnata nova-iorquino e Ryan, que ocupa o terceiro cargo político mais importante do país, depois da presidência e da vice-presidência.

O presidente da câmara baixa afirmou em entrevista à emissora "CNN" que ainda não está "pronto" para apoiar a candidatura de Trump, o inevitável indicado do Partido Republicano após as desistências dos dois últimos concorrentes, o senador pelo Texas Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich.

Após a arrasadora vitória nas eleições primárias de Indiana, na terça-feira passada, Trump soma 1.047 delegados dos 1.237 necessários para a indicação automática na convenção republicana em julho. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia