Mundo

Líder da Al Qaeda revela que Bin Laden era cego de um olho

Segundo Ayman al Zawahiri, Osama bin Laden sofreu um acidente em sua infância que o deixou caolho


	O líder destaca também que Bin Laden chegou a fazer parte da Irmandade Muçulmana na Arábia Saudita, mas foi expulso por diferenças
 (Getty Images)

O líder destaca também que Bin Laden chegou a fazer parte da Irmandade Muçulmana na Arábia Saudita, mas foi expulso por diferenças (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 07h12.

Cairo - O líder da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, revelou em um vídeo divulgado nas últimas horas em um site islâmico que seu antecessor, Osama bin Laden, sofreu um acidente em sua infância que o deixou caolho.

"Para os que não sabiam, o xeque Osama só via por um olho", o esquerdo, disse Zawahiri, sem informar como ocorreu o acidente.

A gravação, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, dura uma hora e é o terceiro capítulo de uma série de vídeos intitulados 'Dias com o Imã', nos quais Zawahiri fala de suas lembranças de Bin Laden, que morreu em maio de 2011 em uma operação das forças especiais americanas no Paquistão.

No vídeo, Zawahiri, que aparece sentado e vestido com uma túnica e um turbante brancos, assegura que Bin Laden, segundo sua opinião uma pessoa 'sensível' e com senso de humor, tinha uma saúde delicada e desmaiava durante os combates.

O líder destaca também que Bin Laden chegou a fazer parte da Irmandade Muçulmana na Arábia Saudita, mas foi expulso por diferenças com eles em relação a jihad (guerra santa) no Afeganistão.

O vídeo foi gravado antes do mês de jejum muçulmano do Ramadã, que terminou em agosto, pois Zawahiri parabeniza os fiéis por estas festividades.

No primeiro episódio desta série, que surgiu em novembro de 2011, o atual líder da Al Qaeda evocou momentos da vida privada de Bin Laden, descrita como uma pessoa amável e tímida.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosTerrorismoTerroristasIslamismoAl QaedaOsama bin Laden

Mais de Mundo

Trump vai se reunir com primeiro-ministro do Catar após ataque de Israel

Suspeito de matar ativista Charlie Kirk pode receber pena de morte por homicídio e outros crimes

Otan anuncia iniciativa militar após violação do espaço aéreo da Polônia por drones russos

Assembleia Geral da ONU apoia futuro Estado palestino, mas sem o Hamas; 'Vergonhoso', diz Israel