Líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri: “juramos nossa lealdade... (ao) comandante dos fiéis, o mulá Mohammad Akhtar Mansour, que Deus o proteja” (AFP)
Da Redação
Publicado em 13 de agosto de 2015 às 18h38.
Dubai - Em uma mensagem em áudio publicada na Internet, Ayman al-Zawahiri, o líder da Al Qaeda, jurou lealdade ao novo chefe do Taliban afegão, uma medida que pode fortalecer sua ascensão após a morte do mulá Mohammad Omar, fundador do Taliban.
“Juramos nossa lealdade... (ao) comandante dos fiéis, o mulá Mohammad Akhtar Mansour, que Deus o proteja”, disse Ayman al-Zawahiri, que se acredita estar escondido em uma área rochosa entre o Afeganistão e o Paquistão e que é um bastião dos militantes.
A autenticidade da gravação não pôde ser verificada de imediato, mas ela tem todas as marcas de um vídeo da Al Qaeda.
Surgiram divisões dentro do movimento insurgente do Taliban desde a morte do mulá Omar no mês passado.
O rápido anúncio de que Mansour, vice de longa data de Omar, será o novo líder irritou muitos veteranos da facção, e este mês a família de Omar declarou não apoiar a decisão.
Mansour pode ganhar força com um voto de confiança da Al Qaeda, grupo de alcance global que vem mantendo laços com o Taliban há quase duas décadas, desde os tempos de seu fundador e falecido líder Osama bin Laden.
“Como líder da organização Al Qaeda para a jihad, ofereço nossa promessa de lealdade, renovando o caminho do xeque Osama e dos mártires devotados em sua promessa ao comandante dos fiéis, o guerreiro sagrado mulá Omar”, acrescentou Zawahiri.