Mundo

Líder curdo pede referendo pela independência

Líder pediu aos legisladores do parlamento da região que tomassem as medidas para a realização de um referendo sobre a independência

Combatentes curdas durante um treinamento em Ras al-Ain, na província de Hasakah (Rodi Said)

Combatentes curdas durante um treinamento em Ras al-Ain, na província de Hasakah (Rodi Said)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 18h13.

Bagdá - O líder da minoria curda no norte do Iraque pediu aos legisladores do parlamento da região que tomassem as medidas para a realização de um referendo sobre a independência do território, um movimento coloca cada vez mais em risco o Estado unificado iraquiano.

O território curdo, uma região autônoma do Iraque, tem sido um farol de estabilidade e prosperidade na região, enquanto a maior parte do resto do país se vê mergulhado em violência e turbulência política.

Mas o movimento insurgente sunita que tomou conta das regiões norte e oeste do Iraque nas últimas semanas tem proporcionado abertura para os curdos reivindicarem a independência de suas terras.

O presidente do Governo Regional do Curdistão, Massoud Barzani, pediu, em um discurso nesta quinta-feira, que o parlamento da região crie uma comissão eleitoral para "apressar" e se preparar para "um referendo sobre a independência".

"Nós vamos estar em uma posição melhor e teremos as melhores armas políticas em nossas mãos. É hora de decidir sobre a nossa autodeterminação e não esperar que outras pessoas decidam sobre nós", disse Barzani, a portas fechadas com os parlamentares.

A agência de notícias Associated Press conseguiu com exclusividade um vídeo que mostra o discurso do presidente.

A milícia curda Peshmerga conseguiu diversos territórios nas últimas semanas, entre eles a cidade de Kirkuk e a área ao redor, rica em petróleo, em meio ao caos da ofensiva sunita do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismoSunitasTerrorismo

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia