Mundo

Líbia convoca eleições parlamentares para 25 de junho

Presidente da Comissão Eleitoral fez o anúncio da convocação eleitoral e lembrou que a data limite para o registro dos eleitores conclui hoje


	Mulheres votam na Líbia: governo líbio em fim de mandato propôs ontem a realização de eleições antes de 15 de agosto, assim como um período de férias do Parlamento até as eleições
 (Abdullah Doma/AFP)

Mulheres votam na Líbia: governo líbio em fim de mandato propôs ontem a realização de eleições antes de 15 de agosto, assim como um período de férias do Parlamento até as eleições (Abdullah Doma/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 17h38.

Trípoli- A Comissão Suprema Eleitoral da Líbia convocou nesta terça-feira eleições ao Congresso Nacional Geral (Parlamento) para o próximo dia 25 de junho, depois da explosão de uma profunda crise política e militar no país, informou a agência oficial líbia "WAL".

O presidente da Comissão Eleitoral, Imad al Saih, fez o anúncio da convocação eleitoral, segundo a agência, que lembrou que a data limite para o registro dos eleitores conclui hoje.

O anúncio da Comissão Eleitoral coincide com uma reunião da Assembleia Legislativa na qual o primeiro-ministro, Ahmed Maitiq, solicitou uma semana de prazo para apresentar um governo de consenso.

O governo líbio em fim de mandato propôs ontem a realização de eleições antes de 15 de agosto, assim como um período de férias do Parlamento até as eleições, para tentar superar o bloqueio institucional no qual o país se encontra imerso.

Na sexta-feira passada, forças paramilitares dirigidas pelo general reformado Jalifa Hafter lançaram um ataque contra vários quartéis de milícias em Benghazi, antes de retirar-se para os arredores da cidade, a segunda maior do país.

Hafter, que foi acusado de golpista pelas autoridades, sustenta que não pretende dar um golpe de Estado, mas erradicar os grupos armados terroristas e radicais islâmicos, e batizou sua ofensiva como Operação Karama (Dignidade), à qual se uniram vários comandantes do exército e representantes de algumas localidades.

Dois dias depois da ofensiva de Hafter, duas milícias da cidade de Zintan, situada ao sudoeste de Trípoli, lançaram um ataque contra a sede do Parlamento, semeando a confusão no país.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEleiçõesLíbiaGoverno

Mais de Mundo

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi