Mundo

Liberte nosso repórter, implora jornal na China

Jornalista foi detido após escrever histórias criticando as finanças de uma fabricante de equipamentos de construção administrada pelo governo

Jornais chineses: prisão de Chen coincide com novas restrições a jornalistas, advogados e usuário da Internet na China (Getty Images)

Jornais chineses: prisão de Chen coincide com novas restrições a jornalistas, advogados e usuário da Internet na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 08h20.

Pequim - Um jornal chinês pediu à policia nesta quarta-feira para libertar um repórter investigativo acusado de difamação, em um caso pouco comum de criticismo público em meio à ampla repressão do governo contra a liberdade de expressão.

O tabloide estatal New Express imprimiu um artigo na capa pedindo à polícia na cidade do centro-sul de Changsa para libertar o repórter Chen Yongzhou, com a manchete: "Por favor o libertem." Chen foi detido após escrever mais de uma dezena de histórias criticando as finanças de uma grande fabricante de equipamentos de construção administrada pelo governo.

A prisão de Chen, que coincide com novas restrições a jornalistas, advogados e usuário da Internet na China, colocou em discussão o papel de pessoas que fazem denúncias ante medidas da liderança do país para erradicar a corrupção.

"Quando o governo reprime a liberdade de expressão e prende jornalistas... parece jogar sérias dúvidas sobre o quão séria é essa ação contra a corrupção", disse Maya Wang, da Human Rights Watch.

O artigo de Chen denunciando Zoomlion Heavy Industry Science and Technology Co. Ltd. se tornou viral nesta quarta-feira no Sina Weibo, serviço de microblog chinês semelhante ao Twiter, e foi republicado pela mídia chinesa sem qualquer antagonismo óbvio por parte de autoridades de censura.

Especialistas de mídia disseram que o artigo era incomum, mas não muito controverso porque o jornal, publicado na metrópole de Guangzhou, criticava autoridades de Changsa e não do governo central.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaJornaisPolítica

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada