Mundo

Libéria registra primeira morte por ebola desde julho

O jovem de 15 anos morreu na noite de segunda-feira, informou o médico Francis Kateh, diretor interino do Sistema de Controle de Ebola da Libéria


	Cartaz com informações sobre o ebola na capital da Libéria, Monróvia: o garoto, que vivia no distrito Paynesville, foi o primeiro paciente da doença no país desde setembro
 (Zoom Dosso/AFP)

Cartaz com informações sobre o ebola na capital da Libéria, Monróvia: o garoto, que vivia no distrito Paynesville, foi o primeiro paciente da doença no país desde setembro (Zoom Dosso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2015 às 13h45.

Monróvia - Um adolescente morreu de ebola na Libéria, informou nesta terça-feira uma autoridade do setor de saúde do país.

Trata-se da primeira morte desde julho pela doença em um dos três países do oeste da África que tem sido os mais assolados pela maior epidemia dessa enfermidade na história.

O jovem de 15 anos morreu na noite de segunda-feira, informou o médico Francis Kateh, diretor interino do Sistema de Controle de Ebola da Libéria.

O garoto, que vivia no distrito Paynesville, foi o primeiro paciente da doença no país desde setembro, quando o país foi declarado pela segunda vez livre da enfermidade.

O pai e um irmão do jovem também testaram positivo e foram levados a um centro de tratamento de ebola, junto com a mãe e outros dois irmãos.

Funcionários do setor de saúde identificaram quase 160 pessoas que corriam o risco de contrair a doença, entre eles oito trabalhadores do setor médico que "estão em alto risco porque tiveram contato direto com o garoto", disse Sorbor George, porta-voz do ministro da Saúde do país.

A Libéria informou nesta segunda-feira que buscou ajuda de dois especialistas dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças dos EUA, para determinar a causa dos últimos casos.

Mais de 11.300 mortes foram registradas durante toda a epidemia, confirmada pela primeira vez em março de 2014 e concentrada na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Libéria já teve mais de 4.800 mortes e mais de 10.600 casos.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDoençasEbolaEpidemiasLibéria

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'