Mundo

Liberada jornalista da Al Jazeera que havia sido detida na Síria

A jornalista Dorothy Parvaz foi presa no país e deportada para o Irã. Atualmente ela está livre na capital do Catar

Segundo as autoridades sírias e iranianas, a jornalista tentou entrar na Síria com um passaporte iraniano fora da validade (Wikimedia Commons)

Segundo as autoridades sírias e iranianas, a jornalista tentou entrar na Síria com um passaporte iraniano fora da validade (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 08h33.

Cairo - A jornalista Dorothy Parvaz, que havia sido detida na Síria no fim de abril e deportada dias depois para o Irã, foi posta em liberdade nesta quarta-feira e se encontra na capital do Catar, informou a rede de televisão para a qual trabalha, a "Al Jazeera".

Dorothy, com nacionalidades iraniana, canadense e americana, começou a trabalhar para a "Al Jazeera" no ano passado e se deslocara à Síria para cobrir os protestos políticos que se desenvolvem no país desde março.

A rede de televisão informou que a jornalista está em Doha, aonde chegou em um voo comercial desde o Irã, e indicou que pela primeira vez desde sua detenção pôde entrar em contato com seus familiares.

Dorothy foi detida ao chegar a Damasco, em 29 de abril, e dois dias depois acabou deportada para o Irã, de acordo com as informações da cadeia "Al Jazeera".

Segundo as autoridades sírias e iranianas, a jornalista tentou entrar na Síria com um passaporte iraniano fora da validade e por isso foi extraditada para o Irã.

Nesta terça-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, acusou Dorothy de ter cometido "várias infrações" e advertiu que seu país não reconhece a dupla nacionalidade.

"A correspondente iraniana da 'Al Jazeera' cometeu várias violações. A primeira delas é que seu passaporte iraniano estava vencido. Além disso, não solicitou visto de jornalista e viajava com outros passaportes, o americano e o canadense", assinalou o porta-voz iraniano.

Acompanhe tudo sobre:MídiaPolíticaPolítica no BrasilProtestosServiçosSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia