Mundo

Líbano se transformou em "grande campo de refugiados", diz premiê

O primeiro-ministro destacou que no país vivem 1,1 milhão de refugiados sírios, segundo a ONU, e 400 mil que não estão registrados

Campo de refugiados no Líbano: "O Líbano se transformou em um grande campo de refugiados, já que não estão só os sírios, mas também os palestinos, os iraquianos e outros" (Jamal Saidi/Reuters)

Campo de refugiados no Líbano: "O Líbano se transformou em um grande campo de refugiados, já que não estão só os sírios, mas também os palestinos, os iraquianos e outros" (Jamal Saidi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 31 de março de 2017 às 15h34.

Última atualização em 31 de março de 2017 às 15h58.

Beirute - O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, afirmou nesta sexta-feira em um encontro com a imprensa estrangeira em Beirute que o Líbano se transformou em um "grande campo de refugiados", e por isso está "à beira do colapso".

"O Líbano se transformou em um grande campo de refugiados, já que não estão só os sírios, mas também os palestinos, os iraquianos e outros", disse Hariri, que ressaltou que seu dever "é defender de maneira prioritária os libaneses".

Além disso, destacou que no país vivem 1,1 milhão de refugiados sírios, segundo a ONU, e 400 mil que não estão registrados, cujo destino é "diferente ao dos palestinos", pois "podem retornar porque têm uma pátria".

"Os refugiados sírios em si não constituem uma ameaça para o Líbano, mas sim seu grande número", acrescentou Hariri, que apontou que o país não pode receber mais refugiados porque se encontra "à beira do colapso".

Entre os efeitos negativos da crise síria e dos refugiados, o primeiro-ministro libanês revelou que o crescimento do Produto Interno Bruto do país desabou dos 8%, registrados antes de 2011, a 1%, entre 2015 e 2016.

Citando uma atualização do Banco Mundial sobre a avaliação do impacto socioeconômico do conflito sírio no Líbano, Hariri apontou que as perdas do país em 2015 foram de cerca de US$ 18,15 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:LíbanoRefugiados

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto