Mundo

Líbano se prepara para receber refugiados sírios

Líbano já prepara um centro temporário para receber os refugiados sírios diante de uma eventual intervenção militar no país vizinho, segundo governo

Refugiados sírios: nos últimos dias, 13.684 sírios entraram no Líbano, enquanto outros 9.121 saíram nesse mesmo período, dizem fontes de segurança (Zohra Bensemra/Files/Reuters)

Refugiados sírios: nos últimos dias, 13.684 sírios entraram no Líbano, enquanto outros 9.121 saíram nesse mesmo período, dizem fontes de segurança (Zohra Bensemra/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2013 às 09h29.

Beirute - O Líbano está preparando um centro temporário para receber os refugiados sírios diante de uma eventual intervenção militar no país vizinho, afirmou nesta quinta-feira o ministro de Assuntos Sociais, Wael Abu Faur.

Em entrevista à emissora "A Voz do Líbano", Abu Faur disse que esse centro será "temporário" e será montado próximo da fronteira entre os dois países e também descartou a abertura de campos de refugiados.

O Líbano teme um aumento do fluxo de sírios no país no caso de uma intervenção militar dos EUA e de outros países aliados na Síria como uma resposta para o suposto ataque com armas químicas do regime contra a população civil.

Nos últimos dias, 13.684 sírios entraram no Líbano, enquanto outros 9.121 saíram nesse mesmo período, segundo fontes da Segurança Nacional libanesa.

Esse órgão informou à imprensa local que não estabeleceu novas medidas para a entrada de sírios, que devem obter um visto após apresentação de uma justificativa para entrar no país.

Em seu último relatório, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) assinalou que "foram adotadas novas regras para a verificação de identidades e registros na alfândega libanesa, o que dificulta a entrada de refugiados sírios".

A Acnur disse que pelo menos 703 mil sírios se refugiaram no Líbano desde que começou a crise em seu país, em março de 2011, mas as autoridades estimam que sejam mais de 1 milhão de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Líbanoseguranca-digitalSíria

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA