Bandeira do Líbano: censura contraria a reputação do país como um bastião da tolerância numa região profundamente conservadora (WAEL LADKI / Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2013 às 18h32.
Beirute - O Líbano proibiu a exibição de um filme sobre a homossexualidade e outro sobre os efêmeros "casamentos por prazer" praticados em alguns países muçulmanos, o que contraria a reputação do país como um bastião da tolerância numa região profundamente conservadora.
Os filmes, que seriam exibidos no Festival Internacional de Cinema de Beirute, que começou na semana passada, foram vetados pelo comitê governamental de censura, segundo organizadores da mostra.
Um porta-voz do Ministério do Interior confirmou os vetos. A imprensa local disse que um dos filmes foi censurado por ter "cenas obscenas de beijos entre homens gays, flertes, homens nus e intercurso sexual entre homens". O outro continha "cenas de sexo que ofendiam a opinião pública e linguagem obscena".
Um dos filmes barrados é "L'Inconnu du Lac", do diretor francês Alain Guiraudie, que trata do relacionamento entre dois homens. O outro é "I Offered You Pleasure".