Mundo

Lew visitará China e fará pressão para mudança no câmbio

Estados Unidos enviarão sua principal autoridade financeira à Ásia para pressionar sobre o valor da moeda chinesa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 16h49.

Washington - O governo dos Estados Unidos enviará sua principal autoridade financeira à Ásia para pressionar a China sobre o valor da sua moeda e convencer outras nações asiáticas a fecharem um acordo sobre o pacto de livre comércio até o fim do ano, disseram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.

O secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, vai visitar a China, Japão, Cingapura, Malásia e Vietnã na próxima semana.

Lew vai se reunir com as autoridades chinesas na sexta-feira em Pequim e discutir os compromissos da China de reduzir o papel do governo na taxa de câmbio do yuan, a moeda do país, disse um funcionário do Tesouro.

Washington disse, no mês passado, que a moeda da China estava substancialmente subvalorizada, o que torna os produtos chineses mais baratos nos Estados Unidos, em detrimento dos fabricantes locais.

O funcionário, que pediu para não ser identificado, disse que a política de câmbio da China é uma grande preocupação para o governo norte-americano Lew também vai pressionar o Japão, Cingapura, Malásia e Vietnã a alcançar um acordo comercial até o fim de 2013.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaDólarEstados Unidos (EUA)MoedasPaíses ricos

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU