Mundo

Leilão de transmissão terá 19 empresas e um consórcio

São Paulo - O leilão de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, que será realizado na sexta-feira, terá a participação de dezenove empresas do Brasil e da Espanha, além de um consórcio formado por três empreendedores, divulgou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre as empresas brasileiras estão as subsidiárias da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - O leilão de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, que será realizado na sexta-feira, terá a participação de dezenove empresas do Brasil e da Espanha, além de um consórcio formado por três empreendedores, divulgou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entre as empresas brasileiras estão as subsidiárias da Eletrobras Eletronorte, Chesf e Furnas.

Ainda entre as brasileiras estão Afluente Transmissão de Energia Elétrica, ATP Engenharia, Alupar, Copel, Transmissão Paulista, Desenvix, Empresa Amazonense de Transmissão de Energia, Empresa de Transmissão de Energia do Rio Grande do Sul, Engeglobal Construções, FR Incorporadora, Orteng Equipamentos e Sistemas e Transmissora Aliança de Energia Elétrica (da Cemig).

Já entre as espanholas estão a Abengoa, Cobra Instalaciones e Serviços, Elecnor e Isolux. O único consórcio inscrito foi o Consórcio Atlântico, formado por Telecomunicações e Serviços de Engenharia Ltda e ARM Energia e Serviços de Engenharia, ambas com 40 por cento, e a CME -Construção e Manutenção Electromecânica, com 20 por cento.

A Aneel não informou, entretanto, para quais lotes os proponentes deverão fazer ofertas.

Serão licitadas quatro linhas de transmissão com extensão total de 708 quilômetros e 11 subestações, divididos em nove diferentes lotes. Os empreendimentos serão implantados nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Bahia.

Entre as ofertas o destaque é o lote A, entre Araraquara e Taubaté (SP), que permitirá o escoamento da energia proveniente das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) aos principais centros de carga do Sudeste. A expectativa de investimentos da Aneel é da ordem de 700 milhões de reais.

Leia outras notícias relacionadas à Aneel

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergiaEnergia elétricaLeilõesServiços

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia