Mundo

Leilão de transmissão de energia elétrica tem 14 inscritos

Entre as inscritas individualmente estão Abengoa, Alupar, Eletronorte, Chesf, Elecnor, Furnas, Isolux e Neoenergia

Dynegy Holdings (Getty Images)

Dynegy Holdings (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 19h50.

São Paulo - O leilão de concessão de empreendimentos transmissão de energia elétrica que acontece nesta sexta-feira e que irá licitar a conexão para as usinas do rio Teles Pires tem 14 empresas e consórcios inscritos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira. Entre as inscritas individualmente estão Abengoa, Alupar, Eletronorte, Chesf, Elecnor, Furnas, Isolux e Neoenergia.

Foram cadastrados seis consórcios. A paranaense Copel está em dois deles com a chinesa State Grid -no Consórcio Guaraciaba e no Consórcio Sino-Copeliano- sendo que a brasileira tem 49 por cento de participação e a chinesa tem 51 por cento em ambos.

No Consórcio Marimbondo estão a Alupar Investimento (51 por cento), Furnas (27 por cento) e a Eletrosul (22 por cento).
O Consórcio Paranaíta é formado por Bimetal Energia (80 por cento) e Engeglobal (20 por cento).

A goiana Celg GT também disputará o certame com a FR Incorporadora no Consórcio Sudoeste Goiano Transmissora, com 49 por cento de participação.

O consórcio com o maior número de empresas é o Transmissão Teles Pires, com a Eletronorte (27 por cento), Chesf (22 por cento), Cteep (25,5 por cento) e o braço de transmissão da Cemig, a Taesa (25,5 por cento).

No total, o certame irá leiloar cinco lotes com oito linhas de transmissão, com total de 1.709 quilômetros e sete subestações em seis estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os lotes A e B são referentes à conexão das usinas hidrelétricas do rio Teles Pires.

Os empreendimentos a serem leiloados deverão demandar 2,9 bilhões de reais em investimentos e tem Receita Anual Permitida (RAP) máxima prevista de 363,9 milhões de reais, considerando todos os lotes.

Vence cada lote do certame o proponente que oferecer o maior desconto em relação à RAP máxima estabelecida. A RAP é a receita anual a qual as empresas tem direito pela prestação do serviço de distribuição a partir do momento em que o empreendimento entra em operação.

Acompanhe tudo sobre:AbengoaEmpresasEmpresas espanholasEnergiaEnergia elétricaLeilõesServiçosUsinas

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado