Mundo

Leilão de energia A-0 não ocorrerá mais em maio

Segundo diretor-geral interino da Aneel, edital para o leilão não foi aprovado a tempo, e não há previsão de nova data


	Torre de transmissão de energia elétrica: governo estaria até cogitando a possibilidade de não realizar mais o leilão devido aos elevados preços de energia
 (Getty Images)

Torre de transmissão de energia elétrica: governo estaria até cogitando a possibilidade de não realizar mais o leilão devido aos elevados preços de energia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2013 às 13h51.

Brasília - O leilão de energia A-0 não será mais realizado em maio e não há previsão de nova data, disse o diretor-geral interino da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, nesta terça-feira.

Rufino relembrou que para o leilão ser realizado em maio, como estava previsto, o edital teria que ser aprovado até o final deste mês, o que não irá ocorrer. "O Ministério de Minas e Energia avaliou que agora talvez não seja o melhor momento (de fazer o leilão)", disse Rufino a jornalistas, destacando que não há nova data prevista para leilão.

Uma fonte do governo disse à Reuters, na semana passada, que estava sendo cogitada a possibilidade de o leilão não mais ser realizado devido aos elevados preços de energia no mercado de curto prazo, o que poderia afastar os geradores de ofertar energia para venda no leilão.

"O Ministério analisa qual o melhor momento, isso tem a ver com o preço, com a expectativa de ter ofertantes", disse Rufino nesta terça-feira.

Questionado sobre se o leilão poderia deixar de ser feito, Rufino disse: "Em tese, pode. Mas quem define se vai e quando vai ser feito é o Ministério".

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaLeilõesAneel

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30