Mundo

Leilão da Três Irmãos deve ficar para 2014, diz EPE

"Ainda não está definido, mas o leilão provavelmente irá ocorrer em março de 2014", disse o presidente da Empresa de Pesquisa Energética


	Maurício Tolmasquim: presidente da EPE afirmou que cronograma do leilão de Três Irmãos está sendo discutido com a Aneel e que portaria será publicada como resultado de discussões
 (José Cruz/ABr)

Maurício Tolmasquim: presidente da EPE afirmou que cronograma do leilão de Três Irmãos está sendo discutido com a Aneel e que portaria será publicada como resultado de discussões (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2013 às 15h43.

Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou nesta quinta-feira, 12, que o governo federal não irá realizar este ano o leilão da hidrelétrica Três Irmãos, cuja concessão a Cesp optou por não renovar.

"Ainda não está definido, mas o leilão provavelmente irá ocorrer em março de 2014", disse o executivo, que participou do Energy Summit. A usina fica entre as cidades de Andradina e Pereira Barreto, interior de São Paulo.

Inicialmente, a intenção do governo federal era a de licitar a hidrelétrica, que será remunerada com base nos seus custos de operação e manutenção (O&M), ainda este mês, o que não irá acontecer.

Tolmasquim negou que o atraso esteja relacionado à discussão entre o governo federal e a Cesp sobre o valor a ser pago como indenização pelo ativo - a estatal paulista alega ter direito a receber R$ 3,5 bilhões, enquanto o governo estima o valor em R$ 1,7 bilhão.

"Isso não tem relação. Na verdade, temos que definir uma série de questões, que estão sendo analisadas", disse. Tolmasquim explicou que, primeiramente, é preciso coletar uma série de dados para montar um show room sobre a usina. "Depois, está sendo estudada com calma a questão das eclusas da usina e a questão do canal (de Pereira Barreto)", argumentou.

Tolmasquim afirmou que o cronograma do leilão de Três Irmãos está sendo discutido com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que uma portaria será publicada como resultado dessas discussões.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaHidrelétricasLeilõesUsinas

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial