Mundo

Lei que proíbe exibir cigarros em lojas vigora na Escócia

A medida é uma tentativa de reduzir o hábito de fumar entre os jovens


	Pessoa fumando na frente de aviso que proíbe cigarro: pela atual legislação escocesa, a venda de cigarros a varejo em máquinas também está proibida desde 2010
 (GettyImages)

Pessoa fumando na frente de aviso que proíbe cigarro: pela atual legislação escocesa, a venda de cigarros a varejo em máquinas também está proibida desde 2010 (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2013 às 09h56.

Londres - A proibição de expor ao público cigarros e outros produtos relacionados ao tabaco nas prateleiras das grandes lojas na Escócia entrou em vigor nesta segunda-feira, em uma tentativa de reduzir o hábito de fumar entre os jovens.

O secretário de Estado de Saúde da Escócia, Michael Matheson, declarou hoje à emissora "BBC" que a iniciativa ajudará os jovens a não se viciarem em tabaco.

Pela atual legislação escocesa, a venda de cigarros a varejo em máquinas também está proibida desde 2010 e as lojas que não cumprirem com a nova lei poderiam ser processadas ou multadas.

Esse tipo de medida já foi adotado anteriormente na Inglaterra, no País de Gales e na Irlanda do Norte, onde é proibido grandes lojas exibirem maços de cigarros de tabaco ao público.

A chamada "Estratégia de Controle do Cigarro", implementada pelo Executivo da Escócia, também apoia a introdução do pacote genérico de cigarro a fim de que os maços de cigarros deixem de servir como propaganda.

"As proibições são a passagem adequado para evitar que os jovens na Escócia caiam no hábito de fumar", indicou hoje Matheson.

O ministro lembrou que "fumar está associado a uma série de doenças e é a primeira causa que pode ser prevenida de doenças e morte prematura".

A cada ano o uso do tabaco se associa a mais de 13 mil mortes e 56 mil entradas nos hospitais da Escócia, acrescentou.

"Por isso é tão importante que o governo trabalhe para melhorar a saúde reduzindo o número de pessoas que escolhem fumar e a evidência mostra que os jovens expostos à publicidade de tabaco têm mais probabilidades de começar a fumar", explicou.

A iniciativa escocesa foi bastante apoiada pela associação de Pesquisa do Câncer da Escócia, mas a Aliança de Varejistas de Tabaco (TRA), que representa mais de 26 mil comerciantes de todo o Reino Unido, se manifestou contrária à lei. 

Acompanhe tudo sobre:CigarrosEscóciaLegislaçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'