Mundo

Lei que proíbe exibir cigarros em lojas vigora na Escócia

A medida é uma tentativa de reduzir o hábito de fumar entre os jovens


	Pessoa fumando na frente de aviso que proíbe cigarro: pela atual legislação escocesa, a venda de cigarros a varejo em máquinas também está proibida desde 2010
 (GettyImages)

Pessoa fumando na frente de aviso que proíbe cigarro: pela atual legislação escocesa, a venda de cigarros a varejo em máquinas também está proibida desde 2010 (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2013 às 09h56.

Londres - A proibição de expor ao público cigarros e outros produtos relacionados ao tabaco nas prateleiras das grandes lojas na Escócia entrou em vigor nesta segunda-feira, em uma tentativa de reduzir o hábito de fumar entre os jovens.

O secretário de Estado de Saúde da Escócia, Michael Matheson, declarou hoje à emissora "BBC" que a iniciativa ajudará os jovens a não se viciarem em tabaco.

Pela atual legislação escocesa, a venda de cigarros a varejo em máquinas também está proibida desde 2010 e as lojas que não cumprirem com a nova lei poderiam ser processadas ou multadas.

Esse tipo de medida já foi adotado anteriormente na Inglaterra, no País de Gales e na Irlanda do Norte, onde é proibido grandes lojas exibirem maços de cigarros de tabaco ao público.

A chamada "Estratégia de Controle do Cigarro", implementada pelo Executivo da Escócia, também apoia a introdução do pacote genérico de cigarro a fim de que os maços de cigarros deixem de servir como propaganda.

"As proibições são a passagem adequado para evitar que os jovens na Escócia caiam no hábito de fumar", indicou hoje Matheson.

O ministro lembrou que "fumar está associado a uma série de doenças e é a primeira causa que pode ser prevenida de doenças e morte prematura".

A cada ano o uso do tabaco se associa a mais de 13 mil mortes e 56 mil entradas nos hospitais da Escócia, acrescentou.

"Por isso é tão importante que o governo trabalhe para melhorar a saúde reduzindo o número de pessoas que escolhem fumar e a evidência mostra que os jovens expostos à publicidade de tabaco têm mais probabilidades de começar a fumar", explicou.

A iniciativa escocesa foi bastante apoiada pela associação de Pesquisa do Câncer da Escócia, mas a Aliança de Varejistas de Tabaco (TRA), que representa mais de 26 mil comerciantes de todo o Reino Unido, se manifestou contrária à lei. 

Acompanhe tudo sobre:CigarrosEscóciaLegislaçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez