Mundo

Legalizar maconha custaria 1 bilhão de euros à França

Por outro lado, o Estado economizaria 300 milhões de euros em despesas ligadas às detenções pelo tráfico desta substância

Segundo o autor do estudo, a solução é impor um imposto que regule o preço da maconha para que não favoreça o consumo e nem gere um mercado negro (Uriel Sinai/Getty Images)

Segundo o autor do estudo, a solução é impor um imposto que regule o preço da maconha para que não favoreça o consumo e nem gere um mercado negro (Uriel Sinai/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 11h13.

Paris - A legalização da maconha e a imposição de uma taxa similar a do tabaco sobre seu consumo custaria ao Estado francês 1 bilhão de euros anuais, além de não provocar uma alta do consumo, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira.

O professor da Universidade Sorbonne, Pierre Kopp, autor do estudo, indicou, além disso, que o Estado economizaria 300 milhões de euros em despesas ligadas às detenções pelo tráfico desta substância, afirmou o jornal Le Monde.

O estudo compara o custo da política atual de luta contra o tráfico ilegal da maconha e o que teria uma eventual autorização.

Para Kopp, a chave está em impor a essa substância um imposto que regule seu preço, para que não seja baixo demais, e acabe favorecendo o consumo, nem alto demais, o que geraria um mercado negro.

"Um nível adequado (do imposto) permitirá evitar uma alta do consumo e geraria fundos para financiar a prevenção", indicou o especialista.

Kopp acrescentou que a atual política faz com que o Estado gaste cerca de 300 milhões de euros anuais na repressão ao tráfico.

Acompanhe tudo sobre:DrogasEuropaFrançaMaconhaPaíses ricosRegulamentação

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia