Mundo

Legalização da maconha registra apoio recorde nos EUA

Apenas 12% dos americanos apoiavam a legalização do consumo da maconha em 1969, quando a Gallup fez a primeira pesquisa sobre o tema

Maconha: a maioria dos eleitores do Partido Republicano se declarou a favor da legalização (OpenRangeStock/Thinkstock)

Maconha: a maioria dos eleitores do Partido Republicano se declarou a favor da legalização (OpenRangeStock/Thinkstock)

A

AFP

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 18h37.

A legalização da maconha registrou um apoio recorde nos Estados Unidos, com 64% de opiniões favoráveis, segundo uma pesquisa da empresa Gallup, divulgada na quarta-feira (25).

"Este é o nível mais alto de apoio público à proposta em quase meio século de medições", disse a Gallup em um comunicado.

Apenas 12% dos americanos apoiavam a legalização do consumo da maconha em 1969, quando a Gallup fez a primeira pesquisa sobre o tema. O apoio mais que dobrou dez anos depois, mas se manteve em torno de 25% nos anos 1980 e 1990.

Em 2001, um terço dos americanos se declaravam a favor de legalizar a maconha, e o apoio foi aumentando desde então. Em 2013, a iniciativa já contava com o respaldo da maioria dos americanos, indicou a Gallup, que lembrou que em 2016 a proposta recebeu 60% de adesões em todas as faixas etárias.

Historicamente, a legalização do consumo da maconha teve maior apoio entre os seguidores do Partido Democrata e os independentes, mas neste ano, pela primeira vez, a maioria dos eleitores do Partido Republicano se declarou a favor.

Embora o consumo de maconha com fins recreativos seja ilegal no país em nível federal, oito estados e o distrito capital o autorizam: Colorado e Washington, desde 2012; Alasca, Oregon e Washington DC, desde 2014; Califórnia, Maine, Massachusetts e Nevada, desde 2016.

Um de cada cinco americanos mora atualmente em um estado onde pode consumir cannabis legalmente, ressaltou a Gallup.

"O Departamento de Justiça sob a atual administração republicana foi percebido como hostil à legalização em nível estatal. Mas o procurador-geral, Jeff Sessions, poderia estar fora de sintonia com seu próprio partido se as tendências atuais se mantiverem", alertou a Gallup.

A pesquisa foi realizada mediante entrevistas telefônicas entre 5 e 11 de outubro, com 1.028 adultos maiores de 18 anos residentes em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:DrogasEstados Unidos (EUA)MaconhaTráfico de drogas

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã