Mundo

Le Pen tem problemas para formar bloco no Parlamento

O partido dela ganhou as eleições de domingo e enviará o maior contingente francês ao Parlamento Europeu, com 24 legisladores


	Marine Le Pen: líder da Frente Nacional da França confia em encontrar outros aliados
 (Philippe Wojazer/Reuters)

Marine Le Pen: líder da Frente Nacional da França confia em encontrar outros aliados (Philippe Wojazer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 15h16.

Bruxelas - A líder da Frente Nacional da França, Marine Le Pen, teve dificuldades nesta quarta-feira ao buscar o apoio necessário para construir um bloco no Parlamento Europeu, apesar da vitória sem precedentes da extrema-direita nas eleições europeias da semana passada.

Le Pen obteve o apoio inicial de representantes dos partidos direitistas PVV, da Holanda; FPO, da Áustria; Liga Norte, da Itália; e Vlaams Belang, da comunidade flamenca da Bélgica.

Porém, para constituir um bloco no Parlamento Europeu, o que garantiria mais tempo ante o microfone e mais apoio financeiro, Le Pen deve reunir representantes de outros dois países.

Além da fobia a tudo o que se relaciona com a União Europeia, os partidos ultradireitistas como o de Le Pen querem ter voz na legislatura europeia para rechaçar as políticas econômicas e imigratórias continentais ou queixar-se pela usurpação da soberania nacional.

"Trataremos de deter qualquer novo avanço da UE", disse Le Pen.

Falta a ela o apoio de dois partidos, e este não está assegurado. O outro grande partido eurocético triunfador dessas eleições, o UKIP britânico de Nigel Farage, já pertence a outro bloco e descarta uma aliança com os franceses. "Isso não vai ocorrer", disse Farage à imprensa britânica.

Porém, Le Pen confia em encontrar outros aliados. O partido dela ganhou as eleições de domingo e enviará o maior contingente francês ao Parlamento Europeu com 24 legisladores, superando tanto o socialismo governante como o conservadorismo tradicional.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaFrançaPaíses ricosPartidos políticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia