Mundo

Le Pen critica a UE e negociação de acordo com o Mercosul

Le Pen criticou a falta de transparência nas negociações de acordos internacionais realizadas pela UE

Marine Le Pen: "Acusamos a UE de matar a Europa. E somos os únicos que podemos salvá-la preservando os Estados", disse Le Pen (Charles Platiau/Reuters)

Marine Le Pen: "Acusamos a UE de matar a Europa. E somos os únicos que podemos salvá-la preservando os Estados", disse Le Pen (Charles Platiau/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 16h10.

Praga - A líder do partido ultradireitista francês Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, criticou neste sábado, em Praga, a União Europeia e acusou o bloco de negociar, pelas costas dos cidadãos, um acordo de livre comércio com o Mercosul.

"Acusamos a UE de matar a Europa. E somos os únicos que podemos salvá-la preservando os Estados", disse Le Pen, em um encontro do Movimento Europa das Nações e das Liberdades (ENF), que reúne partidos de extrema direita e eurocéticos da Eurocâmara.

Para Le Pen, o processo de integração do bloco provocou uma perda de identidade dos países-membros. Além disso, a política francesa, derrotada nas últimas eleições presidenciais de seu país por Emmanuel Macron, culpou a UE pelo aumento da pobreza, do desemprego e pelos "fracassos sociais" do continente.

Entre outros pontos, Le Pen criticou a falta de transparência nas negociações de acordos internacionais realizadas pela UE.

"O acordo de livre comércio com o Mercosul é feito pelas nossas costas", afirmou a líder da FN.

Le Pen também fez críticas aos que acusam seu partido de ser xenófobo. "Nenhum de nós é xenófobo. Assumimos uma postura de oposição à UE porque é uma organização catastrófica, que permite fluxos migratórios insuportáveis", afirmou.

A líder da FN defendeu a proposta de criar na Europa uma "união de nações", à margem das estruturas atuais, mas não explicou como seriam os vínculos entre os membros desse órgão.

O único requisito, segundo Le Pen, seria que os aliados fossem nações soberanas com controle de suas fronteiras.

Acompanhe tudo sobre:FrançaMarine Le PenMercosulUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta