Mundo

Lavrov defende para Kerry diálogo na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia defendeu com o secretário de Estado americano um diálogo direto entre rebeldes e governo na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (e), e o secretário de Estado americano, John Kerry (Nicholas Kamm/Pool/Reuters)

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (e), e o secretário de Estado americano, John Kerry (Nicholas Kamm/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 12h20.

Moscou - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, defendeu nesta quarta-feira com o secretário de Estado americano, John Kerry, um diálogo direto entre o rebelde leste ucraniano e o governo de Kiev após as eleições separatistas de 2 de novembro nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Em um telefonema com Kerry, "Lavrov ressaltou particularmente o caráter prioritário de entabular um diálogo estável entre Kiev e Donetsk e Lugansk no contexto do pleito realizado" na região, destacou o Ministério das Relações Exteriores.

Ao mesmo tempo, insistiu que é "inadmissível frustrar os acordos de Minsk", alcançados na capital bielorrussa pelas partes em conflito.

O cessar-fogo na zona de conflito foi declarado em 5 de setembro, e tem sido respeitado em termos gerais, mas não levou à cessação total das hostilidades.

Desde a declaração da trégua mais de 400 pessoas morreram, entre civis, milicianos e militares.

Também aumentou a tensão desde então pelas acusações da Ucrânia e do Ocidente de que Moscou enviou reforços militares aos insurgentes pró-Rússia.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaRússiaUcrâniaJohn Kerry

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk