Mundo

Latinos nos EUA somarão cerca de 14,7 milhões de eleitores

Pesquisa também mostrou que Hillary Clinton receberia 79% dos votos desta minoria, enquanto seu rival republicano, Donald Trump, só 18%

Eleições: disputa pode motivar uma maior afluência às urnas (Carlos Jasso/Reuters)

Eleições: disputa pode motivar uma maior afluência às urnas (Carlos Jasso/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de novembro de 2016 às 13h31.

Miami - O grupo Latino Decisions calcula que nas eleições presidenciais e legislativas dos EUA irão exercer o direito ao voto 14,7 milhões de latinos, o que significaria um aumento de 3,5 milhões em comparação com o pleito de 2012.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, este centro de pesquisas políticas projetou que os eleitores de origem hispânica serão entre 13,1 e 14,7 milhões, ou seja entre 1,9 e 3,5 milhões a mais que há quatro anos.

O Latino Decisions, que elaborou pesquisas semanais sobre as intenções de voto dos hispânicos, apontou que este eleitorado se decantará majoritariamente pela candidata democrata, Hillary Clinton, que receberia 79% dos votos desta minoria, enquanto seu rival republicano, Donald Trump, só 18%.

Se estes números se confirmarem, seria superado o apoio que Barack Obama recebeu dos latinos nas eleições de 2008 (75%) e 2012 (71%).

Na opinião deste centro de estudos, a afluência dos latinos dependerá dos esforços no registro de eleitores que "capitalizem" a "ansiedade" que possa gerar Trump entre o eleitorado hispânico em estados como Arizona, Texas e Flórida.

Na sua opinião, outro elemento a levar em conta será a acirrada da disputa, que pode motivar uma maior afluência às urnas.

Segundo o centro de estudos Pew Hispanic, desde 2012 aumentou em quatro milhões o número de latinos que são elegíveis para votar e agora esta comunidade soma 27,3 milhões.

O voto hispânico pode definir as vitórias em estados sem um favorito claro como são Flórida, Arizona, Nevada, Colorado e Texas, e, mais tarde, as eleições presidenciais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDonald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)Hillary Clinton

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru