O americano Lance Armstrong compete na Volta da França, em Paris: Armstrong já havia renunciado à Presidência da fundação em outubro passado (©AFP / Jack Guez)
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2012 às 15h23.
Washington - O ex-ciclista americano Lance Armstrong, banido do esporte sob a acusação de doping, abandonou o conselho diretor da Livestrong, sua fundação contra o câncer, segundo comunicado da organização divulgado nesta segunda-feira.
Armstrong já havia renunciado a Presidência da fundação em outubro passado. A decisão tornada publica hoje, acontece para "preservar a organização os possíveis efeitos negativos como consquência da controvérsia em torno de sua carreira no ciclismo", explicou o novo presidente da Livestrong, Jeff Garvey, no comunicado.
"Estamos profundamente agradecidos a Lance", aponta a nota, que ainda lembra do trabalho em prol de milhões de pessoas que lutam ou lutaram contra o câncer e suas famílias. Além disso, Garvey diz que a Livestrong está "em dívida" com Armstrong devido aos grandes investimentos feitos na fundação.
"Lance Armstrong teve um papel decisivo em mudar a forma como o mundo vê as pessoas afetadas pelo câncer", destacou Garvey no comunicado.
Armstrong teve retirados pela União Ciclística Internacional (UCI) de seus sete títulos no Tour de France e banido do esporte por causa de um relatório da Agência Americana Antidoping (USADA) que revelou um programa sistemático de doping por parte do agora ex-ciclista.