Lady Gaga usa uma pulseira com a inscrição "We Pray for Japan" (Issei Kato/Reuters)
Da Redação
Publicado em 28 de junho de 2011 às 23h52.
Los Angeles - A estrela pop americana Lady Gaga foi acusada por advogados do Michigan (norte) de ter se apropriado de parte dos lucros obtidos na venda de uma pulseira, que deveriam ter sido integralmente destinados às vítimas do mais recente terremoto no Japão.
A ação judicial foi apresentada na sexta-feira e acusa a estrela, assim como sua gravadora, a Universal, e a empresa de produtos Bravado, de não ter sido transparente quanto aos termos da venda da pulseira, informou o escritório de advocacia 1800.lawfirm.com em comunicado.
Depois do terremoto seguido de tsunami de 11 de março que devastou o Japão, Lady Gaga criou uma pulseira, cuja venda seria integralmente destinada a beneficiar as vítimas, tal como afirma o site da cantora.
A pulseira custa 5 dólares e leva a inscrição "We pray for Japan" ("Nós rezamos pelo Japão").
Mas a ação judicial afirma que a cantora e seus sócios faturaram com "custos de envio maiores que os custos reais de transporte das pulseiras" e "conservaram uma parte dos ganhos das vendas no lugar de entregá-los integralmente às vítimas".
Além disso, o processo acusa Lady Gaga de ter alterado o montante doado, incluindo os lucros que foram para ela e sua equipe.
"Essa ação não tem fundamento, infelizmente distrai a atenção da generosidade dos fãs do mundo todo, que apoiaram o povo japonês", declarou Holly Shakoor, porta-voz de Lady Gaga, em e-mail enviado à AFP.
"Os 5 dólares pagos por cada pulseira foram integralmente para as vítimas. Não foi obtido nenhum lucro com os custos de envio. E os impostos foram estabelecido com base na lei local", completou.
"Lady Gaga comprometeu seus fundos pessoais nessa causa e continuará apoiando as vítimas do desastre", concluiu.
Os demandantes exigem uma indenização por danos em um montante não informado e o reembolso integral das pulseiras.
Segundo os veículos da imprensa japonesa, Lady Gaga doou até agora 3 milhões de dólares para as regiões devastadas pelo desastre natural no Japão, essencialmente através da venda das pulseiras.
A cantora esteve em Tóquio no fim de semana passado para participar de um concerto de caridade organizado pelo MTV Video Music Aid Japan.