WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: Lady Gaga chega para cantar o Hino Nacional na inauguração do Presidente eleito dos EUA Joe Biden na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2021 em Washington, DC. Durante a cerimônia de posse de hoje, Joe Biden se torna o 46º presidente dos Estados Unidos. (Win McNamee/Getty Images)
Fabiane Stefano
Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 16h55.
Após uma eleição acirrada e posta em dúvida até o último minuto em que isso foi possível, Joe Biden tomou posse nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos. A cerimônia, que aconteceu ainda sob a atmosfera de apreensão pós-invasão do Capitólio, teve um esquema de segurança de guerra para garantir a transição pacífica de poder. O agora ex-presidente Donald Trump não compareceu - Mike Pence, o vice, representou o governo anterior.
O público que costuma lotar os jardins do National Mall não pode estar presente devido à pandemia do coronavírus, e foi representado por 200 mil bandeiras. Engajada na campanha democrata desde o começo, Lady Gaga cantou o hino nacional americano. Já "This Land is Your Land" e "America The Beautiful" foram interpretadas por Jenniffer Lopez, que aproveitou o momento para reforçar a mensagem de unidade do governo Biden. "Uma nação, com liberdade e justiça para todos!”, disse a cantora, em espanhol.
O ex-presidente dos EUA Barack Obama e sua esposa Michelle Obama chegam antes da posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021.
Kamala Harris e Joe Biden chegam para a posse nesta quarta-feira: cerimônia tem menos convidados e segurança reforçada
Lady Gaga canta o Hino Nacional enquanto o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, observa durante o Hino Nacional durante a posse de Joe Biden como 46º Presidente dos Estados Unidos na Frente Oeste do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2021.
Joe Biden is sworn in as the 46th President of the United States on the West Front of the U.S. Capitol in Washington, U.S., January 20, 2021. REUTERS/Kevin Lamarque.