Mundo

Kuczynski afirma que lida com virtual triunfo "com modéstia"

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais anunciou que, com 100% das atas processadas, Kuczynski é o virtual ganhador das eleições do domingo passado


	Kuczynski: "Lidamos com este virtual veredicto com muita modéstia porque o Peru tem grandes desafios pela frente"
 (Guadalupe Pardo / Reuters)

Kuczynski: "Lidamos com este virtual veredicto com muita modéstia porque o Peru tem grandes desafios pela frente" (Guadalupe Pardo / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2016 às 19h48.

Lima - O economista Pedro Pablo Kuczynski afirmou nesta quinta-feira que lida "com muita modéstia" o virtual triunfo nas eleições presidenciais do Peru e se ofereceu a "trabalhar para todos os peruanos" e com a "melhor vontade de diálogo".

"Lidamos com este virtual veredicto com muita modéstia porque o Peru tem grandes desafios pela frente. Queremos um país unido, conciliado, pronto para dialogar", afirmou Kuczynski aos partidários e jornalistas.

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) anunciou nesta quinta-feira que, com 100% das atas processadas e 99,77% contabilizadas, Kuczynski é o virtual ganhador das eleições do domingo passado, ao obter 50,12% dos votos contra 49,8% da rival, Keiko Fujimori.

Como ainda há 173 atas a serem revisadas pelos júris eleitorais especiais, Kuczynski disse que os resultados da ONPE são "semioficiais" e pediu para que seja aguardada a confirmação final para conceder uma entrevista coletiva.

"Este não é um anúncio oficial, que fique bem claro, é preciso respeitar a contagem oficial, mas quero agradecer a todos os que estiveram nesta eleição, por sua dedicação", ressaltou o ex-ministro de Economia do governo de Alejandro Toledo.

Kuczynski, que era acompanhado pela esposa, a norte-americana Nancy Lange, e seus candidatos a vice-presidentes Martín Vizcarra e Mercedes Aráoz, ofereceu a seus adversários sua "melhor vontade para dialogar" e "o mesmo" a todos que o apoiaram.

"Esta não é uma eleição entre sul e norte, entre serra e costa, somos um só país e temos que trabalhar como um só país com muitas opiniões, com muitos pontos de vista. O Peru é um país grande de coração e de alma", enfatizou.

O economista disse que nos próximos anos trabalhará "com todos" para que "em 2021, no bicentenário (da independência), o Peru seja outro, seja um país renovado".

Com 99,77% da apuração concluída, Kuczynski obteve 8.580.474 votos, enquanto Fujimori recebeu o apoio de 8.539.036 cidadãos, o que equivale a 41.438 votos a favor do ex-ministro de Economia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesGovernoPeru

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista