Mundo

Kim Jong-un não comparece a cerimônia de Estado mais uma vez

O líder norte-coreano mais uma vez não compareceu a uma cerimônia de Estado em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-un (C), em julho de 2014: afastamento já dura um mês (KCNA/Reuters)

O líder norte-coreano Kim Jong-un (C), em julho de 2014: afastamento já dura um mês (KCNA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2014 às 10h08.

Seul - O líder norte-coreano Kim Jong-un mais uma vez não compareceu a uma cerimônia de Estado em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, informou a televisão estatal "KCTV", dando continuidade assim a um afastamento de mais de um mês da cena pública.

A Coreia do Norte, caracterizada pelo extremo culto à personalidade de seus dirigentes, lembrou hoje os 17 anos de nomeação do falecido ex-líder Kim Jong-il como secretário-geral do Partido dos Trabalhadores com uma convenção na capital, que foi transmitida pela "KCTV".

As imagens da emissora norte-coreana exibiam os altos funcionários de Pyongyang, como Kim Yang Gon, secretário do partido único, mas o grande destaque foi à ausência de Kim Jong-un, comentado pela imprensa da Coreia do Sul, pela TV pública "KBS".

Meios de comunicação sul-coreanos e internacionais estão agora aguardando a presença ou não de Kim Jong-un no 69º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores, um dos eventos mais esperados deste fechado país que será realizado na sexta-feira.

O jovem "líder supremo", cuja idade é calculada em torno dos 30 anos, não aparece em público desde o último dia 3 de setembro, quando assistiu ao show do grupo feminino Moranbong Band, em Pyongyang.

Esta ausência midiática é incomum já que o aparelho propagandístico do regime costuma divulgar e elogiar com frequência as atividades de seu líder. O fato tem gerado diversas especulações sobre seu paradeiro e estado de saúde.

Altos representantes de Pyongyang garantiram no último fim de semana que Kim Jong-un "não tem problemas de saúde", embora a extrema opacidade que rodeia o regime norte-coreano impede que esta afirmação seja confirmada.

Em agosto, Kim apareceu mancando bastante em um ato público transmitido pela televisão norte-coreana, que, posteriormente, reconheceu que o dirigente sofria algum tipo de mal-estar, mas sem entrar em detalhes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado